Apelido Lemos

10:35 - 12/02/2021 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Lemos (fig. Brasão) deve a origem á Terra do mesmo nome, Lugo, Galiza. O primeiro assim chamado, Vasco Lopez de Lemos, casado com Ildara de Anaia, participou na conquista de Lugo (740) e erigiu o castelo de Massid em Ferreira de Pantón (Lugo).

Lopo Lopez de Lemos, filho de Vasco e de Ildara, casado com Sancha Saavedra, foi também Senhor de Vale de Lemos que contava com 20 castelos e onde construiu o Castelo de Sober.

Fernan Lopez de Lemos foi filho de Lopo e de Sancha e casou com Eugénia Garcia Osório. Libertou 12 donzelas do tributo das 100 por ano a pagar por D. Mauregato, 3º Rei das Astúrias (783-88) ao 1º Emir de Córdova.

Diogo Lopez de Lemos foi filho de Fernan e de Eugénia e casou com Aldonça de Estrada (Srs. de Biscaia). Participou na batalha de Sta. Cristina ao lado do Rei das Astúrias D. Afonso II "o Casto" (791-842).

Afonso Lopez de Lemos foi filho de Diogo e de Aldonça e casou com Estefânia Gonzalez, da família Lara. Combateu a tentativa de usurpação do trono das Astúrias movida pelo Cnd. Nepociano (842) e participou na Batalha de Clavijo, associada à aparição de Santiago (844).

A genealogia da família recomeça 2 séculos depois com outro Afonso Lopez de Lemos, casado com Maria Forjaz (filha do Cnd. Froila Bermudez de Trava).

Lopo Lopez de Lemos y Sober, filho de Afonso e de Maria Forjaz, casou com Maria Fernandez (filha do Cnd. Fernan Perez de Trava) e esteve na Batalha de Água de Maias (1072).

Afonso Lopez de Lemos, filho de Lopo e de Maria, casou com Maior Anes da Nóvoa de Menezes e foi 1 dos 13 fundadores da Ordem de Santiago (1161).

Diogo Lopez de Lemos, filho de Afonso e de Maior Anes, esteve na Batalha de Navas de Tolosa (1212). Foi pai de Lopo Lopez de Lemos, avô de outro Lopo Lopez de Lemos e bisavô de ainda outro Lopo Lopez de Lemos que veio para Portugal, como atesta a escritura de venda (1312) da sua herança em Lemos (Manuel A. Soveral).

Diogo de Lemos foi representante Régio na reunião dos 7 concelhos do Reino do Algarve, sobre “tiramento de sisas” (1496).