Hélder Cavaco faz campanha de angariação para tentar não ficar cego

14:08 - 19/02/2021 LOULÉ
Paciente que espera cirurgia às córneas pede ajuda para realizar o transplante

Hélder Cavaco foi diagnosticado com um problema nas córneas e soube depois que a sua operação iria ser cancelada devido à covid-19. O tempo avança e as respostas não surgem, mas abriu-se agora uma nova oportunidade para a realização do transplante que pode trazer de volta a luz à vida do algarvio.

Aos 58 anos, o homem espera respostas do Hospital de Santa Maria, que cancelou a sua cirurgia à córnea esquerda, considerada não prioritária, devido à pandemia de covid-19. O paciente reconhece que o tempo escasseia e decidiu procurar novas alternativas que impeçam que fique cego. “Procurei um hospital particular e disseram-me verbalmente que a minha operação custaria cerca de 14 ou 15 mil euros. Ainda estou à espera dos orçamentos reais, que me serão enviados entre hoje e amanhã, mas abri uma conta no banco e estou a pedir ajuda”.

Hélder Cavaco referiu que “assim que atingir o valor, a publicação e a conta deixam de existir. Só quero o dinheiro para a minha operação”. Apesar deste valor, o paciente confidencia que os custos estimados, que rondam os 15 mil euros, são apenas para a operação e a sua recuperação vai exigir mais gastos financeiros. “Só estou a pedir mesmo o dinheiro para a operação, o resto logo se vê”. O paciente encontra-se sem trabalhar desde 2019 devido à pandemia de covid-19, uma vez que é motorista de transfers e trabalhava com clientes estrangeiros. Hélder Cavaco partilhou recentemente em entrevista ao nosso jornal que “eu e a minha parceira temos esta pequena empresa há quatro anos. A pandemia ‘bloqueou’ aeroportos e impediu clientes de virem para Portugal e nós no Algarve sem o turismo não sobrevivemos”.

Daqui a uma semana, será realizada a operação que Hélder Cavaco tanto anseia e ele conta com a ajuda de todos para conseguir atingir o valor total. Na sua página de Facebook escreveu: “Boa tarde, caros amigos e familiares, venho por este meio pedir a vossa cooperação para angariar fundos necessários para proceder à minha cirurgia aos 2 olhos para transplante das 2 córneas, assim como operação ao glaucoma e cataratas. Sendo o montante total na ordem dos 15mil euros. Abri esta conta solidária só para este fim, com o IBAN : PT50004572114033661406397”

Os interessados podem contribuir com uma pequena quantia, que será certamente uma grande ajuda para este paciente que espera voltar a ver a vida com mais cor.

 

Conta solidária: IBAN : PT50 0045 7211 4033 6614 0639 7