Sporting vence Portimonense e coloca FC Porto provisoriamente a 13 pontos

13:59 - 21/02/2021 DESPORTO
O líder invicto Sporting somou ontem o sexto triunfo consecutivo da I Liga portuguesa de futebol, o seu melhor registo da época, ao vencer em casa o Portimonense por 2-0, em encontro a 20.ª jornada.

O defesa central marroquino Feddal, aos 27 minutos, e o extremo Nuno Santos, aos 31, marcaram os tentos dos ‘leões’, que na próxima ronda viajam ao Dragão.

Na classificação, os ‘leões’ contabilizam 17 vitórias e três empates, para um total de 54 pontos, provisoriamente mais 13 do que o campeão FC Porto, segundo, 14 face ao Sporting de Braga, terceiro, e 16 em relação ao Benfica, quarto.

O Sporting reforçou ontem, provisoriamente, a liderança na I Liga de futebol para números ainda mais expressivos, após triunfo por 2-0 sobre o Portimonense, o 17.º êxito em 20 jornadas, antes de ir ao Dragão.

Com o sexto triunfo consecutivo no campeonato – oitavo nas diversas provas –, o conjunto de Rúben Amorim colocou ainda maior pressão nos rivais, já que ficou com 13 pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado, 14 face ao Sporting de Braga, terceiro, e 16 em relação ao Benfica, quarto.

Imbatíveis no campeonato (17 vitórias e três empates), os ‘leões’ adiantaram-se no marcador aos 27 minutos, através do central marroquino Feddal, em recarga a um primeiro remate, com o extremo Nuno Santos, aos 31, a sentenciar, depois de aproveitar um erro defensivo, com um vistoso trabalho individual.

O FC Porto, campeão nacional em título, só entra em campo na segunda-feira, na Madeira, no fecho da jornada perante o Marítimo, um dia depois de o Sporting de Braga receber o Tondela e de o Benfica atuar no Algarve, frente ao Farense.

O Gil Vicente fugiu, provisoriamente, dos lugares de despromoção com um penálti fora de horas, aos 90+3 minutos, que permitiu a Pedrinho garantir o triunfo por 1-0 sobre o Santa Clara, que teve as melhores oportunidades, destacando-se um remate de Anderson Carvalho à trave, nos minutos iniciais.

Com o primeiro êxito caseiro desde 29 de novembro de 2020, a equipa minhota ascendeu, à condição, ao 13.º lugar em parceria com o Portimonense, com 19 pontos, enquanto os açorianos, que não tinham perdido nenhuma das quatro últimas saídas, mantiveram o oitavo lugar, com os mesmos 25 do Moreirense, sétimo.

Num jogo sob intensa chuva, a deteriorar ainda mais o paupérrimo relvado do Estádio Nacional, o Belenenses SAD ganhou ao Nacional por 2-1, um presente no 250.º jogo de Petit como treinador principal.

Tomás Ribeiro, aos 29 minutos, colocou os azuis na frente, e Gorré empatou aos 44. Miguel Cardoso, aos 69, de penálti, garantiu os três pontos que permitem ao Belenenses somar 21, repartindo o 10.º lugar com o seu adversário de hoje e o Tondela, com um desafio a menos.

 

COMENTÁRIO: Sporting continua caminhada triunfal e mantém-se distanciado no topo

 

O Sporting continuou ontem a caminhada triunfal na I Liga portuguesa de futebol, com mais uma vitória, na receção ao Portimonense, por 2-0, na 20.ª ronda, que mantém os perseguidores bem longe da liderança ‘leonina’.

Numa noite em que a chuva nunca deu tréguas, deixando o ‘tapete’ de Alvalade um pouco maltratado na segunda parte, o Sporting garantiu o triunfo na primeira, com dois golos no espaço de quatro minutos, por intermédio de Feddal (27) e Nuno Santos (31).

Com um discurso de “jogo a jogo”, nunca assumindo publicamente uma candidatura ao título, o Sporting permanece com enorme distância na frente do campeonato, com 54 pontos, fruto das 17 vitórias, três empates e nenhuma derrota, ficando à espera do que farão FC Porto, Sporting de Braga e Benfica nesta jornada.

Já o Portimonense, que vinha de um triunfo folgado diante do Gil Vicente (4-1), segue na 13.ª posição, com 19 pontos, em igualdade pontual com a turma barcelense, que hoje venceu o Santa Clara (1-0).

Sem Paulinho, ausência de última hora devido a um problema físico que o afastou da convocatória, o Sporting visou a baliza do Portimonense pela primeira vez aos seis minutos, num remate de Nuno Santos para defesa de Samuel, que voltou a levar a melhor aos 10, ao antecipar-se a Pedro Gonçalves quando este se isolou em zona frontal.

Os algarvios, que alteraram duas peças no ‘onze’, apresentaram algumas dificuldades em sair a jogar, mas iam aguentando a organização defensiva apesar da insistência ‘leonina’, evidenciada aos 22 minutos, por Tiago Tomás, que falhou o desvio já no interior da pequena área, antes do golo que desfez o ‘nulo’.

Aos 27 minutos, numa bola parada apontada por Pedro Gonçalves, os desvios de Coates, de cabeça, e de Feddal, com a coxa, obrigaram Samuel a uma defesa incompleta, mas, com alguma sorte à mistura, a bola bateu no pé do marroquino e entrou na baliza, na estreia a marcar do central com a camisola ‘verde e branca’.

O tento ‘abalou’ a turma algarvia, que, pouco depois, aos 31 minutos, voltou a sofrer, por culpa própria, numa desatenção em zona proibida aproveitada por Nuno Santos, a atirar rasteiro junto ao poste.

A reação do Portimonense não se fez tardar, com Beto a aparecer na pequena área e a desviar muito por cima um cruzamento de Henrique, aos 33 minutos, numa soberana ocasião secundada por um golo irregular de Dener, em fora de jogo, antes de Ewerton sair do terreno de jogo com queixas físicas, dando o lugar a Luquinha.

Nuno Santos aproveitou novo erro a abrir o segundo tempo e entregou a Nuno Mendes, que, de primeira, atirou ao lado, antes de o jogo entrar numa fase mais calma, onde o Portimonense teve mais posse de bola e se acercou da área contrária, embora o melhor que tenha conseguido foi um cabeceamento de Willyan por cima, aos 67 minutos, num livre perigoso.

Rúben Amorim refrescou o setor ofensivo dos ‘leões’, com as entradas de Jovane Cabral e Tabata para os lugares de Tiago Tomás e Nuno Santos, e o Sporting voltou a dispor de oportunidades para dilatar o resultado, em dois remates de fora de área de Pedro Gonçalves, aos 70 e 74 minutos – o primeiro saiu ao lado e o segundo foi defendido por Samuel.

 A formação orientada por Paulo Sérgio não desistiu de procurar o golo, como provou o cabeceamento de Beto para as mãos de Adán, mas, regra geral, ‘esbarrou’ na forte coesão defensiva dos lisboetas, que, numa jogada muito bem desenhada, ainda voltaram a ameaçar, com um ‘tiro’ de Jovane Cabral travado pelo guarda-redes brasileiro do Portimonense.

 

Futebol: I Liga/ Sporting - Portimonense (declarações)

 
 
 
Declarações no final do encontro Sporting-Portimonense (2-0), da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol:

 

- Rúben Amorim (treinador do Sporting): “A nossa equipa nunca pode esperar que o golo possa aparecer mais cedo ou mais tarde, tem sempre de trabalhar para ir à procura do golo. Na primeira parte, jogámos bem e depois, com o 2-0, fomos muito melhores a gerir o jogo do que em alguns jogos. Na segunda parte, o jogo ficou mais complicado por causa do terreno difícil. O Portimonense cresceu, mas é uma vitória justa.

 

 

Passámos por um momento difícil, contra o LASK [0-3 em casa e eliminação no ‘play-off’ da Liga Europa]. Era impossível chegar ao título e parecia que íamos cair. Eu terei problemas se isso acontecer, mas os jogadores estão a crescer a olhos vistos e o Sporting vai ficar sempre a ganhar.

É continuar jogo a jogo. O Atlético de Madrid tinha 11 pontos de avanço, perdeu e agora só tem seis [n.d.r: três pontos sobre um Real Madrid, que tem um jogo a mais]. Se acontece em grandes clubes, e o Sporting é um grande clube, então também pode acontecer connosco.

Vamos jogo a jogo, sem pressão adicional. Aposto sempre nos meus jogadores, mas não sou muito de apostar. Apostava na minha equipa para vencer o próximo jogo. Quando dependermos de um jogo, assumiremos a nossa candidatura ao título.

O Paulinho sentiu uma dor no último treino. Queixou-se ao médico, não fez grande alarido, mas tem uma lesão e ainda não sabemos a duração. Já tive aquela lesão, e pode ser pouco tempo ou mais tempo, mas temos o Tiago Tomás, o Tabata, o Jovane, o Pedro Gonçalves e o Nuno Santos, que podem jogar ali. Acho difícil o Paulinho estar pronto para o FC Porto.

Em relação ao João Palhinha, o mérito do seu crescimento é completamente dele. Trabalha muito, quer até bater livres e isso diz muito do crescimento que ele teve nestes anos. Trabalhou imenso para chegar aqui. Sobre a Seleção, ele tem características diferentes de todos os jogadores, mesmo em relação ao Danilo, e é mais uma opção, mas não me vou meter nas opções do ‘mister’ Fernando Santos”.

 

- Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Concedemos dois golos com dois erros palermas. É muito facilitado o primeiro golo e o segundo ainda mais.

A estratégia estava a correr bem, dando a iniciativa e tirando espaço ao Sporting. Retirámos a profundidade ao Sporting e conseguimos chegar com perigo à baliza algumas vezes, mas nós desequilibrámos o jogo a favor do Sporting.

Mas, fizemos muitas coisas boas, fomos à procura do golo que nos pudesse recolocar no jogo, só que esse golo não aconteceu. Os jogadores trabalharam muito e estão de parabéns por isso, mas penalizámo-nos pela forma facilitada como concedemos os golos.

Passei nesta casa com muito orgulho, tenho aqui grandes amigos e vejo certamente que o Sporting é candidato ao título. Estão reunidas as condições necessárias para que isso possa acontecer. Quero dar os parabéns ao Rúben [Amorim] pelo trabalho. Sente-se uma grande união no grupo e são grandes candidatos ao título”.