Profissionais são-brasenses da linha da frente dão a cara à Campanha de sensibilização «AJUDE-NOS A SALVAR VIDAS!»

10:53 - 22/02/2021 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
O Município de São Brás de Alportel desafiou os profissionais são-brasenses que estão na linha da frente do combate à pandemia a dar voz e rosto à nova campanha de sensibilização do Município dirigida à comunidade.

“Ajude-nos a Salvar Vidas” é ao mesmo tempo o lema e o apelo desta campanha que junta muitas dezenas de profissionais, naturais ou residentes no concelho, e que estão a desempenhar a sua missão, de alma e coração, nas mais diversas áreas, unidades e entidades da região, do país e até além-fonteiras, desde 2020 no combate contra a Covid-19 e à sua propagação.

A campanha decorre até abril, recorrendo a diversos meios e suportes, entre os quais elementos de comunicação do município,  jornais locais, redes sociais do município e algumas estruturas de comunicação de rua, pois pretende-se chegar a toda a comunidade, neste reconhecido Obrigado aos Heróis da pandemia.

A nova campanha de sensibilização foi lançada a 15 de fevereiro, justamente um mês depois do início do segundo confinamento geral e 11 meses depois do primeiro confinamento geral nacional, na sequência da aprovação, em reunião de câmara de 2 de fevereiro, da atribuição de um voto de louvor a  todos os são-brasenses, que estão na linha da frente deste combate: profissionais de saúde, bombeiros, agentes de segurança e outros profissionais, cuidadores de lares e residências.

A todos, o município pretende prestar reconhecido agradecimento, pela forma exemplar como têm revelado o seu elevado sentido de compromisso com a missão Maior de Salvar Vidas e servir o próximo.

Esta campanha pretende homenagear os heróis da linha da frente, mostrando à comunidade que está nas mãos de todos nós, ajudar a Salvar as Vidas de Todos, numa Missão a Todos!

__________

Pode ler-se no voto de louvor unanimemente aprovado na última reunião camarária do município são-brasense:

“A pandemia causada pelo novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde a 11 de março de 2020, mantém-se ativa ao fim de quase um ano de combate, com avanços e recuos e infelizmente com números inimagináveis de casos e mortes no nosso país e em todo o mundo. Recentemente, os números de infetados dispararam e atingiram valores dramáticos, obrigando a um segundo confinamento do país, para controlar a propagação e salvar o maior número possível de vidas.

Um duro desafio colocado à capacidade de resposta do nosso Sistema Nacional de Saúde, fortemente pressionado e atingir valores extremamente elevados ao nível dos internamentos, e muito preocupantemente nas unidades de cuidados intensivos.

Pelo país fora, os hospitais e as Unidades de Saúde estão no limite das suas capacidades, não apenas em espaço físico ou na disponibilidade dos equipamentos, mas sobretudo ao nível dos recursos humanos. Homens e mulheres, exaustos, a lutar sem tréguas há largos meses, contra este inimigo invisível, são profissionais de saúde, bombeiros, agentes de segurança, cuidadores, são heróis sem rosto, que continuam a superar o cansaço e o afastamento dos seus entes queridos para honrar o seu compromisso com a vida humana.

Neste valoroso exército anónimo, encontram-se muitos são-brasenses, a honrar esta missão, pelo bem de todos, a desempenhar de forma exemplar as suas funções nas unidades de saúde, nas corporações e nas entidades da região, do país e por esse mundo fora, marcando, com o seu trabalho, tantas vezes, a diferença entre a vida e a morte.

Ao longo deste período de pandemia, tem procurado o município sensibilizar/informar a nossa comunidade, apelando ao cumprimento das regras de prevenção e contenção deste vírus.

Neste momento, entendemos realizar uma nova campanha, diferente, que pretende dar forma a este voto de louvor, valorizando e enaltecendo a missão dos nossos heróis da linha da frente, e ao mesmo tempo dar mais força a esta mensagem, com maior impacto e empatia sobre a nossa comunidade. Para tal estamos a desenvolver uma campanha que pretende dar rosto e voz aos homens e mulheres que trabalham por nós, na linha da frente, mostrando claramente que está nas nossas mãos ajudar-vos a salvar, mediante a elaboração de materiais (cartazes, anúncios os jornais locais e publicações em redes sociais) onde é possível ver os rostos (ainda que muito escondidos pelas vossas fardas) dos são-brasenses que combatem na linha da frente.

Nesta jornada contra o inimigo comum aos profissionais de saúde que combatem na primeira linham, juntam-se os soldados da paz, intermediários nesta corrida contra o tempo que tem ceifado milhões de vidas a nível mundial, com especial incidência nos mais idosos e vulneráveis, assim como os cuidadores, em lares e residências, que se reinventam todos os dias para defender a saúde física e psicológica dos seniores”.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel