Covid-19: Municípios alentejanos e algarvio «levam» aulas de desporto «a casa»

15:37 - 23/02/2021 ALGARVE
Seis municípios alentejanos e um algarvio unem-se na Semana Intermunicipal da Atividade Física «Em Casa», entre 01 e 05 de março, com aulas «online» de exercício físico para a população, em tempos de pandemia de covid-19.

O evento junta as câmaras alentejanas de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, todas do distrito de Beja, e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, assim como a algarvia de Alcoutim, no distrito de Faro.

Em comunicados enviados à agência Lusa, diversas das autarquias alentejanas realçam tratar-se de “uma iniciativa inédita” que junta “sete municípios numa atividade conjunta para toda a população”.

“O objetivo é levar a atividade física até à casa das pessoas em tempos de covid-19 e de confinamento e, ao mesmo tempo, contribuir para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e para a importância da prática do exercício físico na saúde”, explicou a Câmara de Aljustrel.

O município de Ourique acrescentou que o evento “é também um serviço público”, proporcionado pelas câmaras municipais aderentes, que pretende chegar ao máximo número de pessoas e de várias faixas etárias, “envolvendo as famílias, num momento de partilha e ajudando também a quebrar o isolamento”.

“Em virtude da pandemia” e de “várias infraestruturas desportivas [estarem] fechadas”, sendo necessária “uma readaptação de hábitos”, os promotores consideram que este era “o momento de se unirem”, pode também ler-se no comunicado da Câmara de Castro Verde.

Com o objetivo de “criar uma iniciativa que atravessasse fronteiras e territórios, proporcionando uma experiência nova e enriquecendo também o trabalho em rede e ao serviço das comunidades”, acrescentou.

A Semana Intermunicipal da Atividade Física “Em Casa” vai apresentar às populações abrangidas um programa semanal ‘online’, com aulas diárias, em três horários diferentes: entre as 10:00 e as 10:30, as 18:30 e as 19:00 e as 19:30 e as 20:00.

Treino funcional, mobilidade e alongamentos, treino cardiovascular, resistência muscular localizada ou treino intervalado de alta intensidade são algumas das modalidades das aulas, ministradas através da plataforma Zoom.

 

Por: Lusa