O Tondela subiu hoje pela primeira vez na sua história ao primeiro lugar de uma competição profissional, ao vencer em casa o Olhanense, por 1-0, em jogo da 21.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
Os três pontos conquistados frente aos algarvios, graças a um golo de Fábio Pacheco (30 minutos), permitiram à equipa do distrito de Viseu ultrapassar o Freamunde e a Oliveirense, que empataram hoje com o Beira-Mar (0-0) e o Farense (2-2).
Apesar de ter mais bola, o Tondela teve dificuldades para impor o seu jogo nos primeiros 20 minutos do encontro, muito por culpa da pressão alta do Olhanense, tendo, nesse período, os maiores lances de perigo surgido de bola parada, como aconteceu aos 19 minutos, quando Tozé Marreco ainda colocou a bola na baliza, num lance anulado por fora de jogo.
O golo do Tondela surgiu aos 30 minutos, por Fábio Pacheco, que saltou mais alto do que a defesa algarvia e cabeceou para o fundo das redes, após canto de Pedro Araújo.
Os jogadores do Olhanense sentiram o golo e três minutos depois o capitão Semedo viu o segundo amarelo, deixando o conjunto de Olhão com menos um jogador.
Na segunda parte, os lances de perigo escassearam e o Tondela apenas esteve perto de marcar num cabeceamento de Tozé Marreco, que passou perto da barra.
Já nos minutos finais, o Olhanense dispôs de dois bons lances, num dos quais reclamou grande penalidade, por alegada mão de Fábio Pacheco.
Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.
Tondela - Olhanense, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fábio Pacheco, 30 minutos.
Equipas:
- Tondela: Cláudio, Edu Machado, Fábio Pacheco, Vítor Alves, Pedro Araújo, Bruno Monteiro, Rúben Saldanha, Nuno Santos, (Joel, 66) Marco Aurélio (Deyvison (4), 86), Piojo (André Carvalhas, 76) e Tozé Marreco.
(Suplentes: Rui Nereu, Deyvison, Carraça, Márcio Sousa, Luís Machado, André Carvalhas e Joel)
Treinador: Quim Machado.
- Olhanense: Tiago Maia, Duarte, Nuno Diogo (Vítor Bastos, 40), Diakite, Pedrelli, Semedo, Rodrigo, Celestino, Buval, Femi Balogun (André Pires, 88) e Mastriani (Bazzoffia, 46).
(Suplentes: Dida Pompeu, Vítor Bastos, André Pires, Giraldo, Regula, Diogo Melo, Bazzoffia).
Treinador: Jorge Paixão.
Árbitro: Manuel Mota (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Semedo (24 e 33), Pedro Araújo (78), Pedrelli (81), Femi Balogun (86), Diakité (87), Edu Machado (90+1). Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Semedo (33).
Assistência: 646 espetadores.
Por: Lusa