A Kombucha

14:48 - 04/04/2021 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Tem origem chinesa e é uma bebida fermentada, ligeiramente gaseificada com um sabor agridoce, sendo que ao fim de alguns dias de armazenamento, torna-se semelhante ao vinagre de vinho.

Resulta da junção de chá com açúcar (10%) e culturas simbióticas de bactérias e leveduras (SCOBY). Quando as bactérias são adicionadas ao chá açucarado, inicia-se a fermentação que resulta em vários compostos bioativos – este processo dura entre 7 a 14 dias.

Para a fermentação da bebida podem ser utilizados vários chás – verde, preto (mais tradicional), amarelo ou vermelho.

Alguns estudos com animais mostraram as suas propriedades antibacterianas, antioxidantes, capacidade de reduzir a concentração de colesterol, de melhorar o sistema imunitário e de estimular a desintoxicação do fígado.

A Kombucha apresenta minerais provenientes principalmente do chá (potássio, manganês e flúor), vitaminas (E, K, B), aminoácidos (especialmente teanina), bem como outros compostos que se formam como resultado de numerosas reações que ocorrem durante a fermentação do chá - catequinas, flavonóides, com benefícios para a saúde do organismo.

O conteúdo da Kombucha é influenciado pelo tipo de chá, o tempo de fermentação, o conteúdo das colónias SCOBY, e a temperatura.

A FDA afirma que, quando devidamente preparado, pode ser uma bebida segura para consumo. Os casos relatados de efeitos negativos para a saúde têm sido isolados e poucos (ex. elevada acidez, sobreconsumo, mau manuseamento do produto fermentado, ou resultado de más práticas de higiene na produção doméstica).

Apesar do aumento da popularidade do consumo desta bebida, não existem evidências científicas suficientes, provenientes de estudos em humanos para comprovar os potenciais benefícios para a saúde.

Em suma, se gosta da bebida consuma-a, não se esqueça que a bebida tem cafeina e que potencialmente poderá não ter os efeitos benéficos na sua saúde que aparenta nos estudos em animais.