DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

09:31 - 07/04/2021 POLÍTICA
«Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar e pode adicionar anos à vida e vida aos anos«. Ghebreyesus, T. (2020)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem sensibilizando os indivíduos quanto à necessidade de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regular, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida.

A atividade física é uma das formas de prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crónicas, tais como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

Estas doenças são de origem multifatorial e são associadas a vários fatores de riscos modificáveis, como o tabagismo, inatividade física e alimentação inadequada. Há evidências convincentes de que a atividade física regular protege contra o ganho excessivo de peso, enquanto os hábitos sedentários contribuem positivamente a favor deste fator.

Segundo a OMS, atividade física é qualquer movimento corporal produzido através dos músculos esqueléticos, incluindo gasto de energia. De um modo geral para um adulto pode-se citar a prática regular de atividade física como:

• 30 minutos diários de atividade física de intensidade leve ou moderada em cinco dias da semana, ou

• 20 minutos diários de atividade física de intensidade vigorosa em três ou mais dias da semana.

O Movimento Lagoa Primeiro incentiva à prática de atividade física para um estilo de vida saudável. É nossa missão continuar a promover o desporto e apostar na criação e melhoramento dos circuitos e infraestruturas no nosso concelho, com o objetivo de que todos e todas que residem, trabalham ou estudam em Lagoa, possam praticar atividade física.

 

Feliz dia Mundial da Atividade Física!

 

Movimento Lagoa Primeiro.

Lagoa 06/04/2021