Autárquicas: Autarca de Monchique Rui André é o candidato do PSD a Portimão

21:27 - 07/04/2021 POLÍTICA
O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, vai ser o cabeça de lista do PSD ao município de Portimão, atualmente liderado pelos socialistas, foi hoje anunciado.

“Decidi aceitar o convite do meu partido para este desafio ambicioso, numa cidade com um potencial muito grande e quem tem problemas muito básicos para resolver”, afirmou à Lusa o candidato.

Rui André assumiu que a sua experiência como autarca em Monchique lhe dá “todas as condições para formar uma equipa boa”, conseguir mudar o “panorama da cidade” de Portimão e afirmá-la como “liderante” no barlavento algarvio.

Para o atingir esses objetivos, o candidato defendeu que Portimão tem de ter “uma boa gestão”, ser uma cidade “jovem, moderna e cosmopolita”, considerando que atualmente não cumpre esses requisitos, já que possui um “conjunto de problemas sociais e de infraestruturas que têm de ser resolvidos”.

“A cidade de Portimão está refém de uma carga fiscal municipal muito grande o que faz com que muitas pessoas não vivam, mas sobrevivam e que os seus rendimentos sejam para pagar os seus encargos e uma grande carga de impostos municipais”, apontou.

Rui André foi indigitado pela estrutura nacional do PSD para concorrer contra Isilda Gomes (PS), que se recandidata à presidência da autarquia, depois de na semana passada a concelhia de Portimão ter manifestado intenção de propor o antigo vereador Luis Carrito, nome que a distrital dos sociais-democratas rejeitou.

Reconhecendo que o PS “sempre governou em Portimão”, Rui André recorreu ao seu currículo, que inclui destronar 27 anos de governação socialista em Monchique, para mostrar confiança na equipa que irá apresentar às eleições de outubro.

A candidatura deverá ser em coligação “com outros partidos”, estando a decorrer contactos com “outras forças políticas” cuja plataforma deverá ser apresentada “dentro de pouco tempo”, adiantou.

Rui André assegurou que vai “cumprir o compromisso” com a população de Monchique até ao final do mandato e o programa que se propôs realizar, adiantando que ainda há “um conjunto de obras e iniciativas para lançar”.

O candidato defendeu também que o facto de ser reconhecido como uma das figuras da serra algarvia não deve ser visto como algo negativo pela população de uma cidade onde lecionou “durante vários”, salientando que quer levar para Portimão a forma “séria e honesta” de estar na política, “trabalhando para as pessoas”.

Rui André cumpre atualmente o seu terceiro e último mandato na câmara de Monchique que recuperou para o PSD em 2009 - que apenas tinha liderado entre 1976 e 1979 - ao destronar os 27 anos de governação de Carlos Tuta (PS).

Licenciado em Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, Rui André é desde 2018 representante de Portugal no Comité das Regiões da União Europeia, sendo também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

O executivo da Câmara de Portimão é atualmente formado por quatro vereadores do PS, além da presidente da autarquia, um vereador do CDS-PP, um eleito pelo PSD e outro pelo BE.

As eleições autárquicas deverão realizar-se entre setembro e outubro.