OBRA DO NOVO EDIFÍCIO DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE LOULÉ ADJUDICADA POR CERCA DE 5 MILHÕES DE EUROS

09:04 - 08/04/2021 LOULÉ
Um dos principais projetos para o Algarve ao nível do reforço da rede de equipamentos do Serviço Nacional de Saúde foi adjudicado esta quarta-feira, pelo valor de 4.679.999,99€.

Trata-se do novo Edifício de Serviços de Saúde de Loulé, que pretende ser uma resposta às necessidades dos cuidados prestados na zona central da região, servindo um território onde a densidade populacional é elevada.

No terreno cedido pelo Município, junto ao Centro de Saúde de Loulé, irão arrancar em breve os trabalhos de construção desta unidade, que terão um prazo de execução de dois anos e meio. Um único espaço onde ficarão concentradas quatro valências: o Agrupamento de Centros de Saúde Central – ACES Central, Unidade de Saúde Familiar (USF) – Lauroé e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) - Gentes de Loulé, bem como o Centro de Saúde Universitário.

Estas instalações, amplas e modernas, irão não só melhorar substancialmente os serviços prestados aos utentes e as condições em que muitos profissionais de saúde exercem a sua atividade, como também garantir as condições adequadas ao ensino pré-graduado da medicina e enfermagem da Universidade de Algarve, investigação e formação pós-graduada em saúde dos profissionais da ARS Algarve.

Esta é uma iniciativa em que as administrações local e central são parceiras. O Município de Loulé comparticipa a obra em 65%, enquanto que a ARS ficará com 35% dos encargos financeiros.

O processo seguirá agora para visto do Tribunal de Contas, após o que as obras de construção poderão iniciar-se.

Recorde-se que, no concelho de Loulé, para além desta unidade, estão em curso mais projetos no âmbito da construção e requalificação dos equipamentos de saúde, nomeadamente em Quarteira e em Almancil.

 

CML/GAP /RP