Benfica goleia em Portimão com virada e recupera terceiro posto

10:32 - 23/04/2021 DESPORTO
O Benfica goleou hoje em casa do Portimonense por 5-1, num jogo da 28.ª jornada da I Liga de futebol em que até esteve a perder, recuperando assim o terceiro lugar da prova.

Os algarvios adiantaram-se na fase final da primeira parte, através de Beto, aos 43 minutos, mas, numa altura em que o resultado ao intervalo parecia feito, o Benfica chegou à igualdade por Pizzi, aos 45+3.

Os 'encarnados' entraram na segunda metade como fecharam a primeira e passaram para a frente aos 50 minutos, com um golo de Darwin, antes de Seferovic 'bisar', aos 64 e 73, o que o volta a isolar na frente da lista dos melhores marcadores, com 18 golos, mais um do que o sportinguista Pedro Gonçalves, tendo Everton encerrado a goleada, aos 90+4.

Com esta vitória, o Benfica regressa ao terceiro lugar, agora com 60 pontos, menos três do que o FC Porto, segundo e que ainda hoje recebe o Vitória de Guimarães, e menos 10 do que o comandante Sporting, enquanto o Portimonense é 10.º, com 32.

 

Portimonense - Benfica (Ficha)

O Benfica venceu hoje o Portimonense, por 5-1, em encontro da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Portimão.

 

Jogo realizado no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – Benfica: 1-5.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Beto, 43 minutos.

1-1, Pizzi, 45+3.

2-1, Darwin, 50.

3-1, Seferovic, 64.

4-1, Seferovic, 73.

5-1, Everton, 90+4.

 

Equipas:

- Portimonense: Samuel, Moufi (Henrique, 77), Maurício, Lucas Possignolo, Fali Candé, Dener (Luquinha, 69), Salmani (Poha, 69), Willyan (Lee, 69), Aylton Boa Morte, Fabrício (Lucas Tagliapietra, 46) e Beto.

(Suplentes: Ricardo, Ewerton, Anderson, Henrique, Luquinha, Bruno Moreira, Lucas Tagliapietra, Poha e Lee).

Treinador: Paulo Sérgio.

- Benfica: Helton Leite, Vertonghen, Lucas Veríssimo, Otamendi, Diogo Gonçalves (Gilberto, 81), Pizzi (Chiquinho, 90+2), Gabriel (Darwin, 46), Taarabt, Grimaldo, Rafa (Everton, 81) e Seferovic (Pedrinho, 89).

(Suplentes: Vlachodimos, Gilberto, Everton, Darwin, Waldschidt, Cervi, Chiquinho, Pedrinho e Gonçalo Ramos).

Treinador: Jorge Jesus.

 

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gabriel (06), Poha (72) e Otamendi (79).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

 

COMENTÁRIO: Benfica regressa às vitórias com goleada sobre Portimonense

O Benfica regressou hoje às vitórias, ao golear o Portimonense 5-1, em Portimão, no jogo da 28.º jornada da I Liga portuguesa de futebol, quebrando um ciclo de três vitórias consecutivas dos algarvios.

O Portimonense adiantou-se no marcador aos 43 minutos, por intermédio de Beto, tendo Pizzi (45+3) empatado para os 'encarnados' antes do intervalo. Darwin (50) virou o marcador, tendo Seferovic ‘bisado’, aos 64 e 73, e Everton (90+4) assinou o último golo benfiquista.

Para o encontro com os algarvios, Jorge Jesus apresentou duas alterações no ‘onze’ em relação ao jogo anterior com o Gil Vicente, com as entradas de Pizzi - que não era titular desde o início de março - e de Gabriel para os lugares de Weigl e Waldschmidt, utilizados no encontro em que o Benfica saiu derrotado por 2-1.

No Portimonense, Paulo Sérgio também mexeu no ‘onze’ habitual, utilizando o avançado Fabrício – que regressou à titularidade dois meses depois - e o médio iraniano Salmani, naquele que foi o seu segundo jogo a titular.

No Municipal de Portimão, o Benfica entrou forte, assumindo o controlo do jogo e instalando-se no meio-campo do adversário, o que condicionou o jogo ofensivo dos algarvios.

À intensidade colocada em campo pela formação de Jorge Jesus, fazendo com que a bola corresse por todos os setores do campo, o Portimonense reagiu com uma defesa coesa, anulando todas as investidas do Benfica à sua baliza.

Embora dominado pelo jogo benfiquista, o Portimonense foi a primeira equipa a ter a primeira ocasião de verdadeiro perigo, quando, aos 16 minutos, Aylton Boa Morte ganhou na luta com Vertonghen, mas o remate acabou por ser intecetado pela defesa 'encarnada'.

O Benfica teve, aos 28 minutos, uma ocasião para abrir o marcador, com Rafa a rematar ao lado, depois de uma excelente combinação com Pizzi.

Embora com o domínio do jogo, o Benfica acabou surpreendido pelo golo dos algarvios, aos 43 minutos, quando Beto, isolado por Aylton Boa Morte, rematou sem hipóteses para Helton Leite, fazendo o 11.º golo da temporada e marcando há quatro jogos consecutivos.

Contudo, o Benfica não baixou os braços e chegou à igualdade no período de descontos antes do intervalo. Pizzi aproveitou a passividade dos centrais algarvios e bateu Samuel.

No segundo tempo, Jorge Jesus fez entrar Darwin e o Benfica ganhou outro fulgor atacante, com o avançado uruguaio a dar o primeiro sinal de perigo, dois minutos depois do reatamento, com um remate por cima da baliza algarvia.

Depois do aviso, Darwin operou a reviravolta no marcador, ao aproveitar as falhas de marcação dos centrais algarvios, assinando, aos 50 minutos, o segundo golo 'encarnado'.

A partir do golo, o Portimonense abriu mais o seu jogo, o que deu ao Benfica mais espaços para construir uma vantagem dilatada.

Seferovic, com um ‘bis’, aos 64 e 73, colocou o Benfica com uma vantagem confortável, tendo Everton fechado o marcador, com um golo aos 90+4.

Com este resultado, o Benfica regressa às vitórias e ao terceiro lugar, com 60 pontos, enquanto o Portimonense é 10.º, com 32.

 

I Liga / Portimonense - Benfica (Declarações)

 

Declarações dos treinadores após o jogo Portimonense-Benfica, da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Municipal de Portimão, que os 'encarnados' venceram 5-1:

 

Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): "Um jogo com duas partes. Há uma primeira em que o Benfica não teve oportunidades de golo, mas teve muita bola, e uma segunda parte, em que nós tivemos mais bola, mas cometemos erros que deram os golos ao Benfica.

Não gostei da equipa na primeira parte, porque o Benfica estava com mais bola do que aquilo que preparei, e defendemos muito mal, principalmente no lance que deu o golo do empate.

As coisas podiam ter sido melhores da nossa parte.

Na fase em que estavamos a impedir o Benfica de fazer o jogo que gosta de fazer, cometemos um erro grave que dá o 2-1. Lance também muito mal defendido da nossa parte e, depois, um terceiro golo com a mesma característica. Depois de estarmos a perder por 3-1, decidi e depois decidi gerir a equipa a pensar nos próximos jogos, o primeiro dos quais já na terça-feira com o Farense.

No melhor momento que tivemos no jogo, cometemos erros capitais e o jogo foi para o lado do Benfica de forma facilitada.

Tentei mudar as coisas e disse-o aos jogadores no intervalo, para podermos ser mais atrevidos, só que numa bola longa do Benfica, defendemos mal e isso mudou o sentido do jogo.

Assumo total responsabilidade pelo resultado, peço desculpa, mas tenho de gerir a equipa.

Depois de ter visto as imagens, posso dizer que o segundo golo do Benfica é precedido de uma falta clara, com uma chapada no Maurício.

São detalhes muito importantes que também ajudaram a desequilibrar a balança para o lado do Benfica.

As derrotas nunca trazem nada de bom, mas tenho a certeza de que a equipa vai dar uma excelente resposta já no próximo jogo."

 

Jorge Jesus (treinador do Benfica): "Foi importante esta vitória depois de uma derrota que nos doeu muito, mas a equipa tem experiência e não tremeu. Fez uma boa semana de trabalho e chegámos ao jogo com as ideias defensivas e ofensivas trabalhadas.

O Portimonense é uma equipa muito bem organizada, mas soubemos controlar o jogo, quase durante toda a primeira parte, e depois foi importante para a nossa recuperação, não acabar a primeira parte a perder.

Falámos ao intervalo e fomos para a segunda parte com outra movimentação dos avançados, conseguida com a entrada do Darwin, um jogador que está a sentir-se melhor fisicamente.

Com a modificação que fizemos no corredor central, a equipa ficou com mais bola e fomos fazendo golos atras de golos.

A equipa está de parabéns, não pelo resultado, mas pelos golos que marcou.

O Portimonense tem avançados muito rápidos, muito perigosos, mas fizemos um jogo de confiança.

Matematicamente acreditamos que podemos chegar ao primeiro lugar, mas não conto estórias da carochinha. O que temos de fazer depende de nós. É ganhar e esperar o que vai acontecer. Para o primeiro [lugar] está muito mais difícil do que está o segundo. O jogo com o Gil Vicente tirou-nos a possibilidade de ficarmos mais próximos.

O Weigl saiu do estágio autorizado, depois de ter recebido a notícia de que a mulher estava a ter complicações com a gravidez.