TASK FORCE DE ODEMIRA: REFORÇAR VACINAÇÃO, DIRECIONAR TESTAGEM E MAIS PREVENÇÃO

14:23 - 29/04/2021 ALENTEJO
A Task Force de Odemira reuniu no dia 28 de abril, em Odemira, liderada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, e com a participação do Presidente da Câmara, José Alberto Guerreiro, e demais entidades envolvidas no esforço concertado para operacionalizar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19.

Depois de avaliada a situação epidemiológica do concelho, foram articuladas várias medidas, que incidem na continuação da testagem, reforço da vacinação, garantia de isolamento de doentes Covid-19, fiscalização nas empresas e dinamização de campanha de prevenção e intervenção.

A partir de 3 de maio, o Balcão Único do Município apoia os cidadãos com mais de 65 anos, ainda não vacinados, a agendar a vacinação.

Também a partir de 3 de maio, o Centro de Testagem de S. Teotónio, localizado no Parque de Feiras e Exposições, estará disponível para realização de testes gratuitos.

Em paralelo e por determinação da Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral, as empresas têm a obrigação de testar os seus trabalhadores, sendo essa testagem da responsabilidade dos próprios empregadores.

Para garantir o alojamento de cidadãos que não têm a possibilidade de realizar em casa o isolamento, em caso de doença Covid-19, estão a ser articulados os meios necessários para a operacionalização de uma nova Estrutura de Apoio de Retaguarda.

As ações da Autoridade para as Condições do Trabalho, em articulação com a Guarda Nacional Republicana, continuarão a ser realizadas junto das empresas, devendo passar da primeira fase pedagógica para uma segunda fase fiscalizadora.

Vai ser dinamizada uma campanha de sensibilização de prevenção, através da Equipa Integrada de Prevenção à Covid-19, que envolve a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Segurança Social, GNR, Alto Comissariado para as Migrações e Município de Odemira.

 

Por: CM Odemira