AHP defende vacinação prioritária no Algarve para acelerar retoma do turismo

12:45 - 14/05/2021 ALGARVE
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) considera que a região algarvia, principal destino turístico nacional cuja economia depende largamente da atividade, deve ter prioridade no plano de vacinação para a Covid-19.

A proposta não se circunscreve aos profissionais de turismo, mas a toda a população. Objetivo é garantir uma rápida retoma da atividade turística e manutenção de empresas e postos de trabalho.

O plano de vacinação para a Covid-19 deverá definir como grupo prioritário a população do Algarve, tendo em conta que se trata do principal destino turístico do país, responsável por cerca de 33% das dormidas de estrangeiros em Portugal e proveitos globais superiores a 1200 milhões de euros (dados do INE referentes a 2019). Esta proposta da AHP foi hoje mesmo apresentada à coordenação da Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

«O avanço na vacinação dos residentes e profissionais do turismo da região portuguesa mais visitada por nacionais e internacionais terá seguramente um impacto positivo na procura, permitindo acelerar a recuperação da atividade e da economia da região, que assenta fundamentalmente no turismo: são milhares de empresas e postos de trabalho que dele dependem», afirma Raul Martins, presidente da AHP.

Refira-se que a Madeira iniciou recentemente o processo de vacinação dos profissionais de turismo que deverá estar concluído até ao final deste mês, à semelhança de outros destinos como a Grécia e as Ilhas Maurícias que definiram estes profissionais como prioritários nos seus planos de reiniciar rapidamente a atividade turística e nas condições mais seguras.

«A nossa proposta vai mais longe, porque, como principal região turística do país, especialmente no verão é importante assegurar a segurança e proteção de toda a população com a maior brevidade, por um lado, e afirmar o Algarve perante  a concorrência com outros destinos, que é feroz, como um destino seguro» garante Raul Martins e acrescenta «a vacinação nesta região do pais está relativamente mais atrasada e o que se pede é um reforço e aceleração, que nos parece simples  e com resultados rápidos, dado que a população do Algarve é apenas de cerca de 400 mil pessoas» tudo razões, para, no entender da AHP, ser dada prioridade a esta região.

Segundo dados do Eurostat divulgados o mês passado, o Algarve foi a região portuguesa que registou a maior taxa de desemprego em 2020, atingindo os 8,4%, seguida da Madeira e Área Metropolitana de Lisboa. Também o Observatório das Desigualdades, que publicou recentemente o estudo "Desemprego em 2020 - Impactos da Pandemia, Mapeamentos e Reflexões", indica que o Algarve é a região do país onde a pandemia está a ter um impacto absolutamente desproporcional, explicado em grande medida pelo facto de a região ser muito dependente da atividade turística, com particular destaque para o concelho de Albufeira.