Albufeira acolhe Ciclo de Concertos nas Igrejas

13:31 - 14/05/2021 ALBUFEIRA
A iniciativa, que tem por objetivo levar a música aos templos religiosos de Albufeira, com respeito pelo espaço onde se inserem, visa, igualmente, dar a conhecer a um vasto público o belíssimo património religioso e de arte sacra existente no concelho.

A partir do próximo sábado, 15 de maio, até 19 de junho, os sábados à noite (21h00) nas igrejas de Albufeira vão ser marcados por um ciclo de concertos, envolvendo mais de duas dezenas de músicos, desde duetos, passando pelos quartetos e quintetos, com grande diversidade de instrumentos musicais, dos quais fazem parte a guitarra, flautas, instrumentos de corda e saxofones.

Os concertos são de entrada gratuita, com assistência limitada, e são transmitidos em direto online em: https://www.maisalgarve.pt/ e nos canais YouTube – albufeiraPT e Facebook – albufeira.pt ALBUFEIRA ACOLHE CICLO DE CONCERTOS NAS IGREJAS Entre os dias 15 de maio e 19 de junho, Albufeira acolhe um Ciclo de Concertos a realizar em várias igrejas do concelho.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação de Acordeão do Algarve que conta com o apoio do Município de Albufeira, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Direção Regional de Cultura do Algarve e das Paróquias de Albufeira, Ferreiras, Paderne e Olhos de Água. Os concertos podem ter público a assistir, de acordo com a limitação dos lugares marcados (liturgia) e com uso obrigatório de máscara.

Os espetáculos realizam-se sempre ao sábado e têm início marcado para as 21h00. Quem preferir pode ficar confortavelmente instalado em casa e acompanhar a transmissão em direto em “live streaming” através do seguinte link: https://www.maisalgarve.pt/ e nas redes sociais do Município no YouTube – albufeiraPT e na página de Facebook – albufeira.pt. A bonita Capela Nossa Senhora da Orada abre as portas no próximo sábado, 15 de maio, para acolher o primeiro concerto: um Duo de Guitarras com Manuel Toucinho e Marco Massano.

No dia 22, o evento prossegue na Igreja de Paderne com o Duo Black and White (Sérgio Gladkyy e Maxim Nedobezhkin – acordeão). A 29, a iniciativa passa, também, pela Igreja de Boliqueime com um Quinteto de Flautas, composto por Inês Paiva, João Rabasquinho, Maria Coutinho, Rui Caeiro e Mariana Rosário. No mês de junho há mais três concertos. No dia 5, na Igreja de Ferreiras poderá assistir-se ao Quarteto de Cordas com Isabel Carvalhaes (Violino), Lizana Maciel (Violino), João Sousa (Viola d`Arco) e Ana Correia (Violoncelo).

No dia 12, é a vez de Olhos de Água receber um dos concertos na Capela Nossa Senhora de Fátima, desta feita com um Quarteto de Saxofones constituído por Catarina Monteiro (Soprano), Jorge Marquez (Alto), Daniel Caetano (Tenor) e André Roxo (Barítono). O Ciclo de Concertos nas Igrejas encerra no dia 19 de junho, na Igreja Matriz de Albufeira, às 21h00, com um programa inteiramente dedicado ao nascimento de Astor Piazzolla (1921-1992).

O concerto vai ser interpretado pelos músicos Gonçalo Pescada (Acordeão), Rebecca Christophers (Violino), Marta Justino (Violino), Elisabete Martins (Viola d´arco) e Eduard Zlatkin (Contrabaixo).