AUTARQUIA FELICITA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOULÉ POR ASSUMIR «COMPROMISSO VERDE DA JUVENTUDE»

09:10 - 09/06/2021 LOULÉ
A Câmara Municipal Loulé manifestou esta terça-feira a sua satisfação pelo envolvimento da Escola Secundária de Loulé na causa ambiental, felicitando esta comunidade escolar pela celebração do «Compromisso Verde da Juventude».

Os agradecimentos são extensivos à direção, docentes, alunos, encarregados de educação e todos os funcionários que, “imbuídos num espírito de que é necessária uma mudança urgente, até nos pequenos hábitos do quotidiano que poderão fazer uma grande diferença, estão a dar um contributo inestimável para a sustentabilidade da vida na Terra”. “Este é o caminho que cada país, cada comunidade, cada família e cada indivíduo devem seguir para que o Planeta possa sobreviver àquela que tem sido a ação destruidora da mão humana. Por isso, é um orgulho ver os jovens louletanos a terem uma atitude pró-ativa numa matéria que nos é tão cara, e que está alinhada com a política municipal destes últimos anos”, considerou o responsável da Câmara de Loulé.

Uma vez que os jovens têm sido a principal voz da luta contra as alterações climáticas – veja-se o caso de Greta Tumberg, a sueca que inspirou muitos outros estudantes de todo o mundo a sair para a rua e participar nas manifestações pelo clima –, este documento pretende reforçar esse papel das novas gerações e transpor uma ideia que é global para uma escala local, neste caso para o contexto escolar. Assim, são quatro as propostas concretas que estes alunos pretendem implementar nesta escola e que passam pela criação de campanhas de sensibilização para incentivar os alunos a desenvolver ações e a fazer escolhas diárias mais amigas do ambiente, pela eliminação do plástico ou pela adoção de práticas de consumo responsáveis que visem a redução, reciclagem e reutilização de resíduos.

O “Compromisso Verde da Juventude da Escola Secundária de Loulé” propõe um progressivo investimento em garrafas reutilizáveis e em bebedouros/dispensadores de água, de forma a acabar com a venda de garrafas de água de plástico no bar e nas máquinas de venda automática da escola. O mesmo é válido para os alimentos embalados em plástico. A proposta aqui é optar antes por embalagens biodegradáveis, recicladas ou recicláveis, ou até mesmo por produtos não embalados como a fruta.

A alimentação é, de resto, uma das preocupações presentes neste documento que aponta para opções de consumo de alimentos na escola mais saudáveis e sustentáveis. Mas é também na redução do consumo de carne que estes estudantes querem fazer a mudança, uma vez que a produção agropecuária é uma das atividades responsáveis pelo número de emissões de CO2 para a atmosfera. A ideia é criar uma “Segunda-feira sem carne”, com a introdução na ementa do refeitório da escola de um dia da semana em que os pratos de carne estejam ausentes. O objetivo é incentivar toda a comunidade a fazer as suas refeições sem carne e, desta forma, mitigar o seu impacto nas alterações climáticas, na saúde e no sofrimento animal.

Por outro lado, os signatários do documento assumem ainda o compromisso de realizar mensalmente ou semanalmente ações de limpeza e manutenção dos espaços exteriores do recinto escolar ou de outras áreas públicas como praias, jardins ou parques do concelho.

O “Compromisso Verde da Juventude da Escola Secundária de Loulé” foi assinado pelos delegados de todas as turmas (do 10º, 11º e 12º anos) deste estabelecimento de ensino, na presença do Diretor Regional de Educação do Algarve, numa cerimónia que integrou o programa da Semana do Ambiente do concelho de Loulé.

 

CML/GAP /RP