Democracia

21:45 - 30/06/2021 OPINIÃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A Democracia “povo ᴧ governo” foi instituída no século V a.C., em Atenas e constituiu a alternativa á Tirania. Nesta fase inicial não incluía mulheres, estrangeiros, escravos e “idhiótis” (os que não queriam participar na política) …

Na Islândia, o parlamento “Alpingi”, fundado em 930, é o mais antigo do mundo e já admitia mulheres, como a famosa Gudrid, fundadora da colónia de Vinland na América do Norte (c.1000) … aboliu a escravatura em 1117… impôs a igualdade salarial entre géneros…

A Democracia é um sistema político eficaz e nem sempre foi utilizada para fins meritórios. Na lei dos Vikings o chefe era eleito e as rotas aceites coletivamente… num “drakkar”, como mais tarde num navio pirata, praticava-se a Democracia

O semanário “Expresso” de 11 de julho, publicou um artigo sobre os “Portugueses mais disponíveis para líderes autoritários”, ou seja, a nossa aceitação da Autocracia tem aumentado e está nos 37%… de “idhiótis”.

Neste artigo somos comparados com outros 33 países Europeus, ficando em 10º lugar em termos de desconfiança – a Macedónia é onde os habitantes mostraram menos confiança nas suas instituições democráticas (18%), enquanto que na Islândia, historicamente mais democrática, é o oposto (83%) …

Fez-se a comparação (gráfico) entre os rankings desses 34 países, face ao referido indicador e dos mesmos países relativamente ao Produto Interno Bruto (PIB) anual per capita, ou seja, o rendimento médio da população (I.M.F., 2021).

Portugal ocupa a 16ª posição em termos de baixo PIB – no Azerbaijão é onde se ganha menos e os Suíços são os mais ricos.

Pode-se observar no gráfico a tendência de quanto mais confiança inspira a democracia num país, também maior é o PIB.

Já antes fizemos comparação semelhante, quanto a corrupção e ao PIB de 69 países e verificámos que quanto menos corruptos mais prósperos…

Portanto não seja “idhiótis” resignando-se á corrupção instalada e á exclusão institucional – 47 anos após o “25 de Abril”, Portugal passou de Democracia Participativa a Autocrática…