Apesar de permanecer militante do Partido Social Democrata e Coordenadora das Mulheres Social Democratas de Quarteira, Iolanda Melo já não faz parte do PSD Quarteira.
Num comunicado enviado à imprensa, Iolanda Melo justifica que se "trata de um ato do qual refleti bastante. Apesar de permanecer militante do Partido Social Democrata e Coordenadora das Mulheres Social Democratas de Quarteira, neste momento sinto que o dever de uma Comissão Política não correspondeu às espectativas da militância, sendo que eu própria não consigo ser produtiva quando um grupo de trabalho se desvia do seu compromisso".
"Penso que existe sempre uma altura certa para tudo, seja para reunir forças quando se pretende promover um trabalho assertivo e digno de confiança, tal como para reconhecer o momento de nos afastarmos de certos projetos… Foi o que fiz!", acrescentou.
Dirigindo-se aos seus companheiros, Iolanda Melo deixa "um agradecimento por toda a dedicação e companheirismo" e "a todos que respeitaram a minha posição e tentaram aconselhar-me da melhor forma".
Iolanda Melo termina o seu comunicado citando Sá Carneiro: "A pessoa é a medida e o fim de toda a atividade humana. E a política tem de estar ao serviço da sua inteira realização".