Ricardo Martins nasceu em Olhão e de muito novo a música começou a fazer parte da sua vida. Aos 9 anos de idade começou a estudar piano e aos 12 passou para os teclados eletrónicos, mas o piano continuou a ser a sua grande paixão.
Aos 15 anos começou a trabalhar como músico quer a solo quer em vários projetos que abrangeram da música tradicional À música de baile passando por projetos de música de intervenção e recitais de música e poesia destacando-se a participação no projeto «Letras ao Sul» em 2007 onde partilhou palco com atores consagrados do nosso teatro e TV.
Em 2009 grava em edição de autor o seu primeiro álbum de originais de nome um retrato de mim. Foi com o «Festival RTP da Canção» em 2010 onde chegou à final que Ricardo Martins conheceu outra vertente da sua carreira e em 2011 lança a nível nacional o seu segundo álbum de originais onde está incluído o tema Caminheiro de mim com que participou no «Festival RTP da Canção».
Sendo um músico de vários estilos e que se adapta a todo o tipo de repertório, Ricardo Martins quando escreve as suas letras e músicas deixa-se envolver por sentimentos e emoções que encontram eco em histórias vividas, lugares visitados ou momentos para sempre gravados na sua alma.
Depois de cantar o amor sob vários pontos de vista incluindo uma canção dedicada ao Algarve de nome Algarve terra de amor, surge agora com um tema original em que além de escrever letra e música se estreia como produtor e arranjador.
«Sou d' Olhão mó», é uma declaração de amor incondicional. À cidade de olhão, às suas gentes, à sua história e à sua beleza infinda. Depois de um tempo sem lançar originais, Ricardo Martins convida-nos a conhecer olhão através das suas palavras e melodia onde a expressão mó tão usada ali se mistura entre versos que envolvidos numa melodia que nos fica no ouvido e no coração gritam ao mundo o eterno amor à terra que o viu nascer.