Secretária de Estado das Pescas visita Aljezur

16:34 - 12/07/2021 ALJEZUR
No seguimento das missivas da Câmara Municipal de Aljezur, em relação a problemas relacionados com a pesca e mariscagem, a Secretária de Estado das Pescas, Dr.ª Teresa Coelho, deslocou-se a Aljezur para uma visita de trabalho, acompanhada do Diretor Geral da DGRM Eng.º José Simão.

Foram recebidos pelo Presidente da Câmara José Gonçalves e pelo Vereador António Carvalho, nos Paços do Concelho, onde, numa reunião, foram abordados temas como, o defeso do Sargo, as zonas de pesca interdita no concelho entre outros.

Visitaram depois o Portinho de Pesca de Arrifana e o Portinho de Pesca do Forno, tendo sido proporcionado um encontro com as Associações locais ligadas à pesca. A Associação de Pescadores de Arrifana e Costa Vicetina, na pessoa do seu Presidente, Sr. Eugénio Arez, a Associação de Pescadores da Carrapateira na pessoa do Sr. Fernando Rosado e ainda a Associação de Mariscadores Profissionais do Parque Natural, na pessoa do seu Presidente, Sr. Ricardo Costa, colocaram várias questões e problemas que sentem na sua atividade. 

Desta reunião, saíram alguns pontos de compromisso a serem analisados, nomeadamente a interdição da pesca ao polvo, as questões do número de licenças dos mariscadores de apanha dos percebes, a situação do defeso do sargo, assim como algumas intervenções que são necessárias nestes portinhos, de modo a poderem ser alvo de apoio no próximo quadro comunitário.