Exposição «Vale dos Dinossauros» inaugurada em Albufeira

15:30 - 19/07/2021 ALBUFEIRA
Catorze dinossauros do período Triássico ao Cretáceo vão andar livremente no Parque do Ribeiro, num bonito vale à entrada de Albufeira, de 16 de julho até 22 de agosto.

Inaugurada a 17 de julho, trata-se de uma exposição temporária, com modelos à escala real (entre 1,80 m e os 13 metros), todos certificados cientificamente, que prometem deslumbrar miúdos e graúdos sobre estes fantásticos animais que habitaram a terra durante mais de 200 milhões de anos. À noite, graças à iluminação dos modelos expostos, o vale dos dinossauros transforma-se com novas sombras e cores, ficando ainda mais impressionante.

Aproveite as férias em família para saber tudo sobre a vida e extinção das seguintes espécies do mais temido animal que habitou o nosso planeta: T-Rex Junior, Iguanodon, Lourinhanosauros, Pterodactylus, Velociraptor, Plateosaurus, Dilophosaurus, Scelidosauros, Oviraptor, Deinonychus, Trodon, Allosaurus, Centrosaurus e Tyranossauros Rex.

Os espécimes vêm do Dino Parque da Lourinhã, o maior Museu ao Ar Livre da Europa dedicado à temática dos dinossauros e à paleontologia. Refira-se que os últimos dinossauros desapareceram do Planeta há cerca de 66 milhões de anos.

Estes animais habitaram a terra durante os períodos geológicos Triásico, Jurássico e Cretácico. Porém, nem todas as espécies de dinossauros viveram na mesma época, assim como também não se extinguiram ao mesmo tempo. Viveram no mundo inteiro e os seus fósseis foram encontrados em todos os continentes. E alguns destes dinossauros só viveram no território que hoje conhecemos como Portugal, pelo que são únicos no mundo. Havia dinossauros de todos os tamanhos. Alguns eram mais pequenos do que uma galinha, enquanto outros chegavam a atingir os 45 metros de comprimento.

José Carlos Rolo, durante a inauguração oficial, referiu que este espaço é "importante para as crianças verem e usufruírem deste fenómeno de popularidade que são os dinossauros e chamar a atenção para a história da Terra de para os antecedentes de alguns animais que temos aí". O presidente da Câmara Municipal de Albufeira acrescentou ainda que o "Vale dos Dinossauros" permite a "muitos conhecerem algo que, de outra forma, talvez não tivessem contacto". 

Com a reabertura dos Parque Aquáticos, o edil de Albufeira espera que "no mês de agosto possamos aumentar o turismo no concelho" e, consequentemente, tornar este "Vale dos Dinosauros" num sucesso de visitas.