Alimentos congelados são boas opções?

21:30 - 28/07/2021 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

A temperatura e a presença de água exercem uma forte influência no desenvolvimento de microrganismos nos alimentos. O processo de congelação consiste na conversão da água presente no alimento em gelo, a uma temperatura de -18ºC.

O congelador permite-nos ter alimentos com as suas caraterísticas nutricionais preservadas durante mais tempo.

Comprar alimentos congelados é prático, económico porque reduz o desperdício alimentar e ainda nos permite ter por ex. frutas com mais nutrientes que as frescas - à medida que vão ficando maduras vão-se degradando, enquanto que com a congelação prévia as caraterísticas “originais” mantem-se.

Deixo-lhe algumas sugestões para gerir os seus congelados:

·         Ler os rótulos sempre, uma vez que nem todas as opções de congelados são comparáveis aos frescos. Por exemplo, existem opções de congelados de legumes previamente fritos, o que não é de todo superior do ponto de vista nutricional, a um legume fresco.

·         Opte por versões sem adição de gordura, sal e/ou açúcar.

·      Compre estes alimentos em último lugar e utilize sacos térmicos para impedir que estejam demasiado tempo expostos à temperatura ambiente – deterioração.

·      Descongele apenas a quantidade necessária. Nunca deve recongelar! Coloque o alimento no frigorífico de véspera. E assegure-se que o alimento está devidamente protegido, para que os líquidos não contaminem os restantes alimentos no frigorífico.

·         Ao congelar alimentos deverá arranjá-los como se fosse cozinhar, no caso dos legumes deverá submergir as partes que quer congelar em água a ferver e, deixar ferver durante mais 2 minutos e depois, em água fria. Este processo ajuda a manter a cor dos produtos e chama-se branqueamento.

·         Ao congelar comida/sobras, espere que arrefeça, pratos com molho, não encha demasiado o recipiente – na congelação os alimentos dilatam.

·         E por fim, não se esqueça de etiquetar os seus produtos com data de congelação e com o nome.

Não tenha receio de experimentar.