Portimão: Exposição fotográfica «De Polo a Polo» alerta para ameaças ao ecossistema terrestre

11:45 - 20/07/2021 PORTIMÃO
A Fundação «la Caixa» vai apresentar na zona ribeirinha de Portimão a exposição «De Polo a Polo», que entre 29 de julho e 8 de setembro revelará alguns dos espaços naturais mais incríveis da Terra e a beleza e fragilidade do planeta azul, em sério perigo devido à intervenção do Homem.

A mostra, dividida em 52 painéis colocados na área entre a Capitania do Porto e o Clube Naval de Portimão, é realizada em colaboração com a National Geographic e agrupa outras tantas imagens captadas por prestigiados fotógrafos da Natureza, como são os casos de Frans Lanting, Steve Winter, Paul Nicklen e Tim Laman, entre outros.

Do Ártico à Antártica, são focados alguns dos espaços naturais mais espetaculares da Terra, muitos dos quais conhecidos como ecorregiões identificadas pela sua elevada biodiversidade e alto nível de espécies endémicas, mas que estão seriamente ameaçadas pela atividade humana.

Para além de mostrar a beleza e a diversidade dos espaços naturais do planeta, bem como as suas ameaças, esta ação visa estimular nos visitantes um sentimento de reflexão sobre os efeitos da elevada taxa de extinção das espécies e a destruição do planeta, como resultado da atividade humana.

Com efeito, mais de metade das espécies de plantas do mundo e mais de um terço dos mamíferos, aves, répteis e anfíbios habitam apenas 2,3 por cento da superfície terrestre, a maioria nos trópicos, habitats que estão a ser velozmente destruídos, tanto mais que a perda de biodiversidade é alarmante e aumenta a um ritmo nunca antes visto.

Ciência, natureza e cultura fora de portas

As fotografias reunidas provêm do arquivo da National Geographic Society, integrando esta mostra o programa Arte na Rua, através do qual a Fundação ”la Caixa” pretende levar a ciência, a natureza e a cultura às pessoas fora do contexto habitual dos museus e das salas de exposição, contando no caso da passagem por Portimão com a parceria da Câmara local.

Estão agendadas visitas guiadas para o público aos sábados e domingos, a partir das 18h00 e sem necessidade de marcação prévia, enquanto as visitas para grupos precisam de marcação através do número de telefone 215 562 495.