GIP APOIA MUNÍCIPES NA PROCURA DE EMPREGO

14:33 - 21/01/2015 ALBUFEIRA
Gabinete de Inserção Profissional efetua atendimento em todo o concelho

A funcionar desde 2012, o Gabinete de Inserção Profissional de Albufeira já ajudou perto de 3500 munícipes, que aí receberam apoio e esclarecimento acerca de diversos assuntos relacionados com a procura de emprego e formação profissional. O serviço de atendimento ao público do GIP encontra-se disponível em todas as freguesias do concelho, facilitando o acesso ao serviço por parte dos utentes que residem na periferia do centro urbano.

O Município de Albufeira tem procurado contrariar o índice de desemprego que afeta a população residente no concelho, adotando medidas de apoio ao emprego e à qualificação profissional.

Uma dessas medidas consistiu na criação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em julho de 2012, na sequência de uma candidatura junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O GIP destina-se a candidatos à procura de emprego, nomeadamente jovens em busca do primeiro emprego, desempregados que procuram novo emprego, empregados que pretendem outro emprego, candidatos a Formação Profissional, empreendedores que ambicionam criar o seu próprio negócio e entidades empregadoras que querem recrutar colaboradores.

Até ao momento, o GIP já apoiou cerca de 3500 munícipes, encaminhando-os para a participação em cursos, sessões de informação sobre medidas de apoio ao emprego, qualificação profissional, reconhecimento, validação e certificação de competências e empreendedorismo.

Em novembro de 2013, a Autarquia procedeu ao alargamento dos serviços do Gabinete de Inserção Profissional às Juntas de Freguesia do concelho, para facilitar o acesso da população a esta valência. O técnico afeto ao GIP desloca-se a Paderne, Ferreiras, Guia e Olhos de Água para prestar apoio e esclarecimento sobre a procura de emprego, cursos de formação profissional, medidas do Instituto de Emprego e de Formação profissional (IEFP), ofertas de emprego, seleção de novos colaboradores para empresas, elaboração de carta de candidatura espontânea ou de resposta a anúncios, entre muitos outros.

O GIP é uma estrutura de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os centros de emprego, acolhe o desenvolvimento de atividades que contribuem para a inserção ou reinserção profissional de desempregados.

Por: CM Albufeira