Centro de Oncologia do HPA Gambelas faz 10 anos

11:28 - 27/07/2021 FARO
Foi o primeiro centro de oncologia privado a sul de Lisboa, tendo a primeira consulta e o primeiro tratamento de quimioterapia ocorrido no dia 27 de julho de 2011, sob a direção do Dr. António Fráguas, nome incontornável da especialidade na região do Algarve.

O atendimento e a especialização têm vindo a crescer de forma exponencial, sendo que nos últimos cinco anos quase que triplicou o número diário de sessões de tratamentos e, em 2018 foi acreditado pela Joint Commission International, uma das entidades com maior prestígio na área da acreditação clínica e da segurança do paciente.

Além da quimioterapia (oral, endovenosa ou intra vesical) estão disponíveis outras terapêuticas para a doença oncológica como sejam as terapêuticas-alvo; a hormonoterapia oral, intramuscular ou subcutânea; imunoterapia e tratamentos com anticorpos monoclonais.

A capacidade do serviço inclui consultas de oncologia, hemato-oncologia e enfermagem, apoio permanente de qualquer especialidade médica e também de nutrição, psicologia e fisioterapia.

A investigação permanente, nomeadamente os ensaios clínicos, são uma vertente determinante na área da oncologia, sendo que também aqui o serviço tem vindo a criar notoriedade. Existem neste momento dois ensaios a decorrer, para o carcinoma cutâneo e colorretal e, já em duas situações o serviço disponibilizou pela primeira vez em termos nacionais, novas terapêuticas nomeadamente no cancro da mama e no cancro gástrico, associando imunoterapia à quimioterapia.

É também dos poucos centros a oferecer a possibilidade de crioterapia pelo sistema scalp cooling, um capacete de arrefecimento que reduz a probabilidade de alopecia (queda do cabelo), tão comum durante os tratamentos de quimioterapia e causadora de grande sofrimento psicológico e social nos pacientes.

A área da oncologia é uma das valências onde temos investido de forma importante, pois infelizmente mantem-se com prevalências elevadas e, em alguns cancros, ainda com uma mortalidade significativa e precoce. O caminho que fizemos nestes 10 anos tem sido muito gratificante ao sentir que podemos efetivamente fazer a diferença na vida das pessoas, na sua qualidade de vida e no seu bem-estar.

Apesar de privado, os tratamentos podem ser comparticipados de forma significativa por subsistemas (incluindo ADSE e ADM) ou seguros de saúde.

O Grupo HPA Saúde possui mais dois serviços de oncologia: um no Hospital de Alvor e o outro no Hospital Particular da Madeira.