EHT Portimão vence o 2º prémio do projeto «O Mar Começa Aqui»

12:01 - 27/07/2021 PORTIMÃO
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão venceu o 2º Prémio Regional Águas do Algarve Escolas 2021, promovido pela ABAE, no âmbito do programa Eco-Escolas.

Tendo em conta que a cidade de Portimão se localiza numa zona privilegiada junto ao mar, o desafio “O Mar Começa Aqui” foi desde cedo uma meta a cumprir. Os trabalhos iniciaram no decorrer do ano letivo divididos por uma fase inicial de criação do desenho e, no final do semestre, os alunos da “Brigada Verde” da EHT Portimão concluíram o projeto, pintando uma sarjeta de passeio em frente à entrada principal da escola.  

As sarjetas de passeio são importantes dispositivos de entrada de correntes de água, pois garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, no entanto, são muitas vezes obstruídas por resíduos que são arrastados pelas águas da chuva, que são resultado da inconsciência humana quando deitados ao chão.  

Tendo estes fatores como base, esta atividade pretendeu sensibilizar a comunidade escolar, e a sociedade em geral, para a necessidade de preservar os ecossistemas e a biodiversidade, tendo consciência de que tudo o que é deitado nas sarjetas é canalizado diretamente para o mar, prejudicando assim a vida marinha. Segundo a ABAE, os objetivos do projeto “O Mar Começa Aqui” são educar os alunos para uma cidadania ativa, estimular a criatividade dos mesmos e implementar estratégias de cooperação entre as escolas e as autarquias para a promoção da sustentabilidade.  

Esta iniciativa desenvolveu-se em parceria com o Município de Portimão que cedeu os materiais necessários para a concretização da pintura. 

Está aberta a segunda fase de candidaturas à Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. As candidaturas são gratuitas e podem ser realizadas aqui.