Zoomarine agradece aos «milhares de pessoas» que apoiaram o parque

09:39 - 19/08/2021 ALBUFEIRA
Quando vinga a Verdade, o Mundo fica um pouco mais justo. E todos, mesmo todos, merecemos tal - portanto, muito obrigado a quem o merece: os milhares de pessoas que, nestas duas últimas semanas, expressaram o seu forte apoio e incentivo ao Zoomarine e aos seus programas, Valores e História.

Numa extraordinariamente bonita reação a algumas dinâmicas nas redes sociais, nos últimos dias o Zoomarine foi deliciosamente “inundado” de e-mails, SMS e telefonemas para nos congratular pelo 30º aniversário, para esclarecer algumas críticas recentes e, claro, para nos incentivar a continuar o trabalho que, ao longo de três décadas, fomos promovendo em prol do Bem-estar animal, da Ciência, da Educação, da Conservação da Natureza, da sensibilização para a Ecologia, da Cidadania… Valeu a pena!

Contrariamente ao que alguns radicais desejariam, raramente o Zoomarine recebeu tantas palavras de incentivo e de reconhecimento em tão poucos dias. E raras vezes tantas pessoas se preocuparam em nos pedir dados para contrapor algumas inverdades, para lutar contra várias mentiras, e para ajudar a destruir várias calúnias propagadas nas redes sociais contra parques zoológicos modernos, éticos e progressistas, como é o caso do Zoomarine.

Tais movimentos, promovidos por grupos que maioritariamente existem apenas nas redes sociais (portanto, tendencialmente anónimos, tipicamente sem líderes formais, sem contas públicas anuais e sem transparência, e cujos posts terminam invariavelmente com um pedido clássico: donativos…) tiveram precisamente o efeito contrário: incentivar imensos nacionais e estrangeiros a expressar ao Zoomarine a sua admiração e agradecimento pelo nosso trabalho, pela nossa ética e pela nossa filosofia de protecção dos Oceanos. E isso foi imensamente bonito…

E porque os actos valem mais do que as palavras, muitos recordaram e agradeceram as dezenas de milhares de árvores oferecidas e plantadas pelo Zoomarine, as toneladas de lixo recolhidas de praias e fundos marinhos, o facto de, durante muitos anos, o Zoomarine ter (sozinho) financiando e gerido o primeiro e (durante muitos anos) único centro de resgate e reabilitação de animais marinhos (focas, golfinhos, tartarugas, lontras, cágados, et cetera), e, claro, o facto de o Zoomarine ser, de uma forma muito clara, determinada e transparente, uma família que promove segurança e bem-estar (para seres humanos e não-humanos). Por vezes, “há males que vêm por bem”. E as calúnias da última semana foram, muito agradavelmente, um desses casos – algumas “denúncias” (mentirosas e cobardes) incentivaram extraordinárias expressões de legítimo apoio ao Zoomarine, inúmeros agradecimentos e expressões de solidariedade no repúdio a tais infundadas acusações.

E isso é particularmente especial – ainda mais, em ano de celebração de uma tão redonda data. Sentir tanto apoio e incentivo é algo que muito agradecemos e que prometemos continuar a honrar – em prol da Ciência, da Educação Ambiental, da Conservação da Natureza, de Portugal e dos mais de 13 milhões de visitantes que nos incentivam com as suas visitas e que apoiam os nossos programas. E ao fim de 30 anos, enche-nos o coração perceber que o nosso trabalho é reconhecido, aplaudido e defendido – MUITO OBRIGADO a todos!

Por: Zoomarine