Via Algarviana renova imagem online com novo website

12:33 - 09/09/2021 ALGARVE
A partir de 9 de setembro, a Via Algarviana apresenta um novo website, orientado para uma melhor experiência do utilizador e com imagem mais atual.

Além de renovar a sua presença online, permite uma navegação mais fácil e intuitiva e com os conteúdos mais procurados pelos visitantes da Via Algarviana. A renovação desta plataforma de comunicação, que recebe anualmente milhares de visitas, pretende corresponder às exigências atuais dos utilizadores, para uma utilização mais prática, atrativa e com mais funcionalidades disponíveis.

Além da informação completa sobre os vários percursos, com itinerários, pontos de interesse, mapas detalhados e todas as infraestruturas que compõem o Território Via Algarviana, foram criadas também algumas novas áreas. Destaque para a secção “Planear”, que responde às perguntas mais frequentes dos visitantes e facilita a organização da viagem para os praticantes de caminhada e de BTT: como preparar a viagem, onde comer e dormir, que apoios pode encontrar no percurso, por exemplo.

Com o mesmo objetivo será lançada brevemente uma área para parceiros, que envolve as empresas de alojamento, restauração e outros serviços turísticos que operam na Via Algarviana. Nesta secção os visitantes poderão, futuramente, fazer as suas reservas com as empresas diretamente no site. A navegação no novo website, com layout responsive, adapta-se a vários dispositivos (desktop, smartphone ou tablet) e está disponível, numa fase inicial, em português e inglês, sendo nos próximos meses alargada a mais quatro idiomas: francês, espanhol, alemão e holandês.

Com uma estrutura dinâmica e em constante atualização, esta ferramenta de comunicação integra os objetivos de valorização do interior do Algarve e dos seus recursos e de promoção do território como destino de excelência no âmbito do Turismo de Natureza, sustentado na autenticidade e no turismo responsável, que de resto caracterizam a GR13 - Via Algarviana.

Até ao final do ano, serão várias as novidades a apresentar, dando continuidade ao repto lançado em maio passado, com a campanha “É tempo de voltar”. Numa altura em que se aproxima a época mais favorável à prática de atividades nos segmentos walking e cycling, pretende-se que seja um estímulo para receber novos visitantes nos meses que se avizinham.

Este investimento representa mais um passo na estratégia de renovação e alargamento dos materiais de promoção da Via Algarviana, desenvolvida no âmbito da candidatura “Via Algarviana – (Des)envolvendo o Interior do Algarve”, em execução com o financiamento do Turismo de Portugal, incluída na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, e em parceria com os 13 municípios parceiros que agregam o Território Via Algarviana (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo).

O desenvolvimento deste trabalho tem sido realizado pela empresa Visualforma em estreita colaboração com a equipa de gestão da Via Algarviana e ainda com a cooperação de sócios da Associação Almargem, entidade responsável pela gestão e manutenção da Via Algarviana, no âmbito da otimização do website e na tradução de conteúdos.