Exposição «Entre vazios», de Bertílio Martins

09:16 - 13/09/2021 ALGARVE
O espaço de exposição vazio condiciona. Tanta vida em paredes outra hora vulgares, areia carregada de voz, bolor infiltrado de opiniões, cal de discórdias, cimento de força, ecos densos de amor.

Chão pintado de terracota impregnado de passos firmes, laços, hesitantes, com cicatrizes da modernidade. Como pode uma obra «impor-se» sobre as superfícies faladas? Será mais uma pintura submersa nessas paredes?

«Entre vazios», é uma exposição que divaga pelos espaços mas também pelos pensamentos… pensamentos, estes, marcados pela síndrome actual, uma epopeia de ausências, de perdas, de esperanças. São ânsias reflectidas nas obras, são hesitações reflectidas pelo espaço, marcos de dúvidas, um espaço com as possibilidades de uma folha em rascunho.

Bertílio Martins tem desenvolvido o seu trabalho particularmente no campo da pintura. Por vezes encontramos formas orgânicas da natureza ou corpo humano, resultado do gesto e da mancha, outras vezes, acontece o contrário, parte de fragmentos do corpo humano que se transformam em manchas. A sua obra é uma intrínseca relação entre a possibilidade da forma e a anulação da mesma.”

Bertílio Martins

Biografia

Bertílio Martins nasceu em Tavira em 1984, trabalha em Faro.

Em 2011, completou a licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Algarve e posteriormente, em 2016, obteve um Mestrado em Comunicação Cultura e Artes pela mesma instituição.

Desde 2010 participa em várias exposições colectivas e individuais, entre as quais se destacam: “Regresso ao Futuro” na Associação 289”, Faro, em 2020, “289”, Projecto Pedro Cabrita Reis na Associação 289, Faro, em 2018; REINVENÇÕES: 100 Anos da Conferência Futurista de Almada Negreiros, Teatro Municipal São Luís, Lisboa, em 2017. “()”, Ermida de N.ª S.ª de Guadalupe, Vila do Bispo e “(In)coberto”, Galeria TREM, Faro em 2016.

É um dos sócios fundadores da Associação 289, colectivo que, desde 2017, tem promovido as Artes Visuais no território Algarvio.

A exposição estará patente ao público até ao dia 17 de Outubro e pode ser visitada de quinta-feira a domingo, das 15:00 às 19:00 horas.