Integra + | População está a participar na estratégia territorial

12:17 - 30/01/2015 CASTRO MARIM
A estratégia «Integra +» já começou a ser definida e a população respondeu ao apelo da Odiana e começou por identificar problemas e soluções para a faixa urbana litoral do território. A sazonalidade é a problemática mais constante e o enfoque na indústria é uma das soluções mais requisitadas.

A Associação Odiana fez o apelo e a população respondeu positivamente na fase preliminar da estratégia «Integra +». O objetivo era a participação ativa da comunidade na definição da estratégia de desenvolvimento local do território com destaque para a criação do próprio emprego, qualificação adaptada ao território e a promoção de uma sociedade inclusiva, num território com índices de pobreza elevados.

Ou seja, a Odiana quis a ajuda da população para, em conjunto, concertar soluções para as problemáticas da exclusão social, desemprego e abandono escolar. E assim decorreram hoje duas sessões que reuniram 137 pessoas, entre os 20 e os 40 anos de idade, nas bibliotecas municipais de VRSA e Castro Marim. Para ambas as sessões a Odiana contou com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Real de Santo António.

A sazonalidade, ausência de suporte financeiro e alavancagem económica, baixa qualificação, saturação do setor do turismo, nomeadamente a área da hotelaria, e a falta de comunicação entre agentes locais, foram os principais problemas anotados. As soluções passaram pela revitalização da indústria, a criação de uma escola profissional, implementação de um fundo de investimento local, mais parcerias entre as entidades e a criação de uma entidade agregadora encarregue da assessoria e apoio na implementação de ideias de negócio. Para já os resultados vão ser analisados, sendo que podem ainda ser recebidos contributos através do questionário disponível em: http://www.odiana.pt/agenda/mostraRegisto.asp?id=362 e remetidos para s.lourenco@odiana.pt

Recorde que é no âmbito do instrumento territorial Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) de tipologia Urbano, que a Associação Odiana, juntamente com os agentes locais, está a candidatar-se para aceder a fundos comunitários que promovem respostas aos elevados níveis de desemprego e índices de pobreza na faixa litoral do território do Baixo Guadiana

A salientar que o DLBC pretende uma concertação estratégica e operacional orientada para o empreendedorismo e a criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria – Portugal 2020 – e no quadro da prossecução dos objetivos da estratégia Europa 2020.

 

Por Odiana