Autárquicas 2021 | ...E lá vou eu com os números…

14:30 - 27/09/2021 OPINIÃO
Por José Graça - Militante Base PSD Loulé 54752

As eleições autárquicas, do passado domingo, 26 de setembro, apesar de previsíveis, trouxeram-nos algumas surpresas como por exemplo o caso de Lisboa, entre outros.

A nível nacional, o PSD inverte a tendência de perda de Câmaras e de Mandatos ocorridas nas Eleições Autárquicas de 2013 e 2017, com destaque nas vitórias de Lisboa, Coimbra e Funchal, passando assim, de 98 para 114 Câmaras Municipais. O PS apesar de perder 12 Câmaras no País, mantêm-se como o maior Partido Autárquico em Portugal. A CDU sofre também uma nova derrota eleitoral, perdendo 5 das 24 Câmaras Comunistas, o CDS mantem as 6 Câmaras Municipais, o BE mantem a sua baixa representação Autárquica e surge um novo partido, o CHEGA com alguma implantação Autárquica elegendo 19 Vereadores, apesar de ficar muito longe dos resultados que esperavam.

No Algarve, o PS conquista ao PSD as Câmaras de Vila Real de Santo António e de Monchique, passando assim de 10 para 12, enquanto o PSD reduz de 5 para 3 e a CDU mantém a Câmara de Silves. Apesar do reforço Eleitoral significativo em Faro, onde passou de 5 para 6 Vereadores, obtendo 47,76% dos votos e em Castro Marim onde atingiu os 56,18% dos votos, o resultado do PSD no Algarve é um dos piores de sempre na Região, sendo necessário recuar quase 3 décadas, até ao ano de 1993, para obter um resultado semelhante. Oito dos dezasseis Presidentes de Câmara Algarvios, foram eleitos pela primeira vez, para além das novas vitórias do PS em Vila Real de Santo António e Monchique, os Presidentes já em funções em Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Tavira e Vila do Bispo, asseguram as vitórias nos seus respetivos Concelhos. Três anteriores Presidentes de Câmara, decidiram concorrer como independentes aos seus Concelhos, em Albufeira, Aljezur e Lagoa, mas apenas Manuel Marreiros ficou próximo da vitória em Aljezur obtendo 41,82% contra 44,69% do PS.

No Concelho de Loulé, o PSD que obteve nestas Eleições Autárquicas 22,23% contra 55,41% do PS, continua em perda acentuada nas últimas 3 Eleições Autárquicas, apesar de o PS nestas eleições perder 10% do seu eleitorado e um Vereador para o CHEGA . O PSD/CDS perde também um Deputado Municipal, passando de 8 para 7 eleitos sendo, no entanto, de realçar o reforço eleitoral nas 2 Freguesias já lideradas pelo PSD, na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim onde sobe de 5 para 6 Mandatos e na Freguesia de Salir onde sobe de 4 para 5 Mandatos, vencendo assim com maioria absoluta.

Tendo em conta a diferente evolução eleitoral do PSD a nível Nacional onde ganha mais 16 Câmaras Municipais, enquanto no Algarve perde 2 Câmaras,passando de 5 para 3 Câmaras Municipais; perante estes resultados o que pensa fazer o PSD Algarve e o PSD Loulé para inverter este Ciclo Eleitoral que começou em 2013?