Autárquicas 2021 | O Desastre do PSD Algarve

13:32 - 30/09/2021 OPINIÃO
Marcos Guia (Engº) Militante nº 10735

Depois dos desastrosos resultados obtidos, não posso deixar de falar da derrocada do PSD no Algarve.  Estas eleições autárquicas revelaram aquilo que todos nós já sabíamos. A desastrosa gestão da atual Comissão Política Distrital do PSD Algarve. Uma gestão inenarrável, protagonizada por personagens incapazes, que preferiram a defesa de interesses inconfessáveis, pessoais e de amiguismo, para não lhes chamar outra coisa, à defesa dos interesses das populações. Uma gestão desastrosa, que não foi capaz de incutir às pessoas boas que, historicamente, sempre foram os baluartes do PSD no Algarve, o espírito de vitória e alternativa que todos ansiávamos.

A gestão de David Santos (que se manteve na sombra, tal eminência parda, sem coragem de se candidatar a nada) acolitada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Distrital, Luís Gomes, responsável pela rejeição manifestada pelo povo de Vila Real de Santo António, onde obteve um péssimo resultado, levaram o PSD ao estado atual. A presidência de apenas três Câmaras em dezasseis.

É preciso que os militantes do PSD Algarve tomem nas suas mãos os destinos do PSD, livrando-nos destes protagonistas.

Apesar destes dirigentes, tivemos grandes vitórias, de pessoas que sempre colocaram os interesses das populações à frente dos mesquinhos interesses pessoais e do Partido, pessoas que sempre se reviram em Sá Carneiro, e nos seus valores. Pessoas que, apesar da desgraçada gestão da CPD, foram vencedores por mérito próprio, o Rogério Bacalhau e sua equipa em Faro, entre os quais destaco o próprio Rogério Bacalhau, o Cristóvão Norte, o Bruno Lage e a Virgínia Alpestana, entre outros, que aumentaram a sua maioria, ao Francisco Amaral, o Grande entre os maiores que, em condições sociologicamente adversas, venceu tudo o que havia para vencer em Castro Marim, ao José Carlos Rolo que, contra tudo e contra todos, venceu em Albufeira, evitando aquele que poderia ter sido um dos piores resultados de sempre do PSD no Algarve.

Também tivemos gente, todos os outros que, mesmo sabendo que estavam numa missão impossível, tiveram a coragem de se candidatar. Para estes deixo o meu mais profundo agradecimento. O Partido deve-lhes tudo. A Democracia e a República devem-lhes muito.

É altura dos chamados “homens bons” (perdoem-me esta expressão, atualmente caída em desuso, pois a questão de género é uma realidade) se chegarem à frente e tomarem as rédeas do PSD Algarve.

É altura daqueles que sempre foram uma voz de alerta, uma voz contrária ao status quo atual, se chegarem à frente. É altura, daqueles que viram esta gestão Distrital, que por motivos meramente estratégicos, fazerem de conta ter apoiado a atual direção do PSD quando, no passado apoiaram outros, tudo fizeram para trazer ao Algarve os seus adversários declarados em altura de eleições, gritarem bem alto a sua indignação.

Chegou a altura dos militantes anónimos, a chamada maioria silenciosa, mostrarem a sua indignação perante tão danosa gestão.

Chegou a altura dos atuais dirigentes distritais do PSD Algarve tirarem ilações dos desastrosos acontecimentos, pedindo a sua demissão. Se estes não fizerem o que lhes compete, cabe aos militantes do PSD do Algarve “livrarem-se” deles.

O PSD Algarve merece e exige mais.

O Algarve precisa de um PSD forte.

O país agradecer-nos-á por isso.

 

Marcos Guia (Engº) militante nº 10735

Membro Assembleia Distrital PSD Algarve

Ex Vice -Presidente PSD Algarve

Ex Vice- Presidente CPS Faro

EX Vereador CM Faro

Ex Diretor de Campanha de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República

Ex Conselheiro Nacional PSD