Espaço Saúde 360º Algarve dinamiza sessão informativa sobre os direitos da pessoa idosa

11:27 - 12/10/2021 ALGARVE
O Espaço Saúde 360º Algarve vai realizar, em parceria com a Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas da Câmara Municipal de Faro, em especial do Gabinete de Apoio ao Idoso, uma sessão informativa sob o mote «Os Direitos da Pessoa Idosa», com o propósito de sensibilizar para o tema e celebrar o mês em que se assinala o Dia Internacional do Idoso.

A atividade tem lugar no próximo dia 14 de outubro, das 15h00 às 16h30, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade algarvia as medidas sociais do município direcionadas para seniores, bem como esclarecer a quem podem recorrer para resolver questões que impactam diretamente a sua qualidade de vida diária.

“Assinalou-se este mês o Dia Internacional do Idoso e, tendo o conta o retrato demográfico algarvio marcado pelo elevado índice de envelhecimento da população, pretendemos consciencializar a sociedade da região do Algarve para as questões inerentes ao envelhecimento, bem como para a necessidade em proteger, capacitar e autonomizar a população idosa. Em conjunto com o município de Faro, queremos que esta ação seja um continuar do nosso trabalho em promover a literacia em saúde nos cidadãos mais idosos, de forma a contribuirmos para uma melhor vivência destas pessoas”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve. 

Esta iniciativa conta com a presença da Dr.ª Paula Paiva, Técnica Superior de Serviço Social e Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Faro, que com a experiência e conhecimento do departamento pretende esclarecer dúvidas, informar, assim como apoiar os idosos e as suas famílias na melhoria da qualidade de vida dos seniores da região sul do país. 

A sessão “Os Direitos da Pessoa Idosa” está enquadrada na atividade “Vou Navegar pela Minha Saúde e Conhecer os Meus Direitos”, dinamizada pelo Espaço Saúde 360º Algarve em parceria com a Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas da Câmara Municipal de Faro - Gabinete de Apoio ao Idoso. A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.