PJ detém grupo organizado ligado ao cibercrime que desviou meio milhão de euros

13:52 - 12/10/2021 ATUALIDADE
Onze pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por fraude com plataformas de pagamento eletrónico MbWay, MbPhone e manipulação de comprovativos de transferências, com impacto em 100 vítimas e danos superiores a meio milhão de euros.

Segundo adianta um comunicado da PJ, nesta operação contra o cibercrime - denominada "White Ghost" - foram realizadas 35 buscas domiciliárias e detidas nove mulheres e dois homens, presumíveis autores de dezenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais.

A ação policial ocorreu nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira, envolvendo 130 inspetores das várias unidades de Lisboa, Diretorias do Norte e Sul da PJ.

A estratégia investigatória - descreve a PJ - passou pela identificação, localização e junção de várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, cuja informação tratada e analisada permitiu demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, que os agora detidos praticavam.

Os autores dos crimes concretizaram múltiplas ações criminosas, que deram origem a 77 inquéritos agora incorporados, com impacto em cerca de uma centena de vítimas.

Na sequência das detenções e das buscas domiciliárias - prossegue a PJ - procedeu-se à apreensão de vários objetos relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos da forma ilícita.

Segundo a Unidade de Combate ao Cibercime (UNC3T) da PJ, o valor dos danos causados pela atividade criminosa em causa atingiu, até ao momento, um valor superior a 500 mil euros, prevendo-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação.

Os detidos, cujas idades e nacionalidades não são reveladas, vão ser levados a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação.

A PJ diz prosseguir as investigações para apurar a natureza e a extensão das conexões criminosas deste grupo, continuando a acompanhar casos concretos de fenómenos criminais semelhantes.