Detenção de cidadão português na Bélgica por crimes de violação de segredo de correspondência, de abuso de cartão de garantia ou de crédito e de burla informática

10:53 - 13/10/2021 NACIONAL
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte e da Unidade de Cooperação Internacional, operacionalizou a extradição de um cidadão português, com 56 anos de idade, detido recentemente, na Bélgica, em cumprimento de um mandado de detenção europeu.

A extradição surge na sequência da prática de crimes de violação de segredo de correspondência, de abuso de cartão de garantia ou de crédito e de burla informática, cuja investigação foi desenvolvida pela Diretoria do Norte desta Polícia e concluída no ano de 2010.

Após trânsito em julgado foi emitido, pelo Juízo Central Criminal do Porto, mandado de detenção europeu para cumprimento da pena de quatro anos e seis meses de prisão a que havia sido condenado. 

A Polícia Judiciária deslocou-se à Bélgica, onde o detido lhe foi entregue pelas autoridades belgas, tendo custodiado o seu transporte e guarda até território nacional, onde foi conduzido a estabelecimento prisional para cumprimento da pena.