A Câmara Municipal de Portimão e a Portipark apresentam uma campanha conjunta de sensibilização intitulada «Siga_Portimão Acessível – Mobilidade Mais Fácil e Segura», que assume a segurança rodoviária e o respeito entre condutores e peões como elementos primordiais para uma cidade segura.
A campanha, que apresenta um conjunto de mensagens e ilustra hábitos essenciais que devem fazer parte do nosso quotidiano, pretende alertar os cidadãos para a adoção de comportamentos responsáveis, que permitam uma mobilidade mais fácil e segura, incentivando a utilização do Vai e Vem e a utilização de modos suaves (peões e bicicletas) nas suas deslocações.
Em linha concertada com padrões atuais de um desenvolvimento sustentável, desejáveis para os núcleos urbanos das cidades, a implementação de medidas que salvaguardem a gestão do espaço público, um recurso limitado, é essencial para promover uma maior igualdade no acesso à mobilidade, que deve ser simples e não colocar em risco a integridade física das pessoas.
Estacionamento
No que diz respeito ao estacionamento, uma variável fundamental na esfera da mobilidade, que desempenha um papel relevante na qualidade ambiental e permite induzir comportamentos mais sustentáveis, foi implementada uma política de estacionamento que visa melhorar a acessibilidade e gerir o espaço urbano de uma forma mais eficiente.
As medidas que têm vindo a ser colocadas em prática passam por assegurar as opções de ordenamento e acesso à mobilidade, contrariando um estacionamento sem rotatividade, que gera pressão nas zonas de maior congestionamento e reduz a acessibilidade para peões, ciclistas, utilizadores de transportes públicos e condutores de automóveis.
A política de estacionamento e a força de fiscalização têm o objetivo de eliminar a paragem de veículos de forma irregular e abusiva na via pública, fomentando boas condições de circulação e devolvendo a fruição dos passeios aos peões permitindo a sua mobilidade. Apenas através da utilização de estacionamento de curta duração, na proximidade das áreas comerciais e de serviços, é possível fomentar uma maior circulação de pessoas.
Os residentes têm ao seu dispor a possibilidade de usufruir de 60 minutos diários de estacionamento não pago, dentro do período integral das 24 horas diárias. Para este efeito devem registar-se junto da PORTIPARK, no balcão de atendimento, localizado na Rua José António Marques, n.º 17 8500-318 Portimão, ou através do formulário online https://portipark.pt/residentes/beneficio-de-residente-60-minutos-gratis/, juntando cópia da certidão de domicílio fiscal e do documento único automóvel. Após a validação do seu registo deve descarregar a aplicação móvel iParque Mobile e carregar a matrícula da viatura.
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão
A política de estacionamento é uma das variáveis que integra o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), um documento estratégico e operacional, que se prevê concluído durante o primeiro trimestre de 2022.
O PMUS constituir-se-á como um instrumento de atuação e sensibilização, que permitirá a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e os diferentes modos de transporte visando a implementação de um sistema integrado de mobilidade, que permita diminuir o uso do transporte individual e, simultaneamente, garanta a adequada mobilidade dos cidadãos, promova a coesão territorial, a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.
Entre os principais objetivos do PMUS estão a promoção da mobilidade sustentável, fomentando a utilização dos modos de deslocação ativos e suaves, tais como o pedonal, ciclável e os transportes públicos, em detrimento do uso de veículos individuais motorizados; a redução do ruído, da poluição atmosférica e do consumo energético, potenciando a atratividade e qualidade do ambiente; a melhoria da segurança nas deslocações, tendendo ao objetivo de zero mortes na estrada e a garantia de articulação entre planeamento da mobilidade e do uso do solo.