Eduardo Guerreiro, estudante do 12.º ano, conquistou recentemente uma medalha de bronze nas XXXVI Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM). As provas foram concluídas no passado sábado.
As OIAM foram este ano organizadas pela Costa Rica e decorreram exclusivamente online, tal como no ano passado, devido à situação pandémica que vivemos.
O nosso país saiu da competição com duas medalhas de prata e duas de bronze: Tiago Marques e Tiago Mourão, de Santa Maria da Feira e alunos do 12.º ano, arrecadaram as duas medalhas de prata; Mariana Costa (12.º ano, Vila Real) e Eduardo Guerreiro (12.º, Olhão) conquistaram as medalhas de bronze.
As provas da equipa portuguesa realizaram-se na Universidade de Coimbra, nos dias 19 e 20 de outubro.
Além dos alunos, fazem ainda parte da equipa Joana Teles, capitã de equipa, António Salgueiro, tutor da equipa, e Alfredo Costa, observador que colaborou na correção e classificação das provas. Todos são professores do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Portugal participou pela primeira vez na Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 1994 e, desde então, já conquistou oito medalhas de ouro, 24 de prata e 39 medalhas de bronze.
A participação de Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.