Fonte Santa

10:55 - 10/11/2021 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A Fonte Santa é assim denominada pelas qualidades medicinais das suas águas. O autor deste artigo pode comprová-lo porque desde miúdo recorre a essa terapia para alívio (rápido e seguro) das suas alergias cutâneas…

A Fonte Santa, que dá nome a avenida e a estrada, localiza-se a nascente de Quarteira e a jusante desta, a curta distância, localiza-se a Zona Húmida designada por Almargem que desemboca na praia.

A Foz do Almargem é a saída natural de uma pequena bacia hidrográfica (cerca de 7 Km2) que se incluí na totalidade na freguesia de Quarteira.

Considerando uma precipitação média anual de 500 mm, é de esperar que o aquífero tenha uma disponibilidade limitada a 2 milhões de m3… Se retirarmos o consumo de água do golfe e dos pomares situados sobre o pequeno aquífero... pouco água sobrará para a Fonte e para a Zona Húmida.

Quanto á qualidade da água, ela estará comprometida pela estação de combustíveis e pela lavagem de viaturas colocadas mesmo em cima do afluente poente da Almargem.

Há cerca de 3 anos foi detetada (via Google Earth) lançamentos de lixiviados nos pluviais, próximos da Fonte Santa, que vertem para a Almargem. A sua proveniência - o Aterro Sanitário da Cortelha e esses efluentes, altamente tóxicos, eram daí transportados em cisternas…

Recentemente, quando me aproximei com um garrafão da Fonte Santa, reparei que sobre o muro do tanque se encontrava uma parede de chapa e por detrás desta uma pocilga assim ocultada… a turbidez da água do tanque da Fonte Santa (fotografia retirada da Internet) é provocada pelos porcos… veja você mesmo no Google Earth se não tem pachorra para se deslocar ao local…

Não tenho dúvidas de que a estação de combustíveis, a lavagem de viaturas, o despejo dos lixiviados, a pocilga, etc. foram legalizados pelas entidades Municipais e Oficiais.

Mas como técnico de Ambiente o que posso afirmar é que existe uma relação muito estreita entre a falta de qualidade do Ambiente propriamente dito e o Ambiente político em que o anterior se insere…