Às 11h05 desta sexta-feira, 5 de novembro, tocarão durante um minuto as sirenes de aviso à população para o risco de tsunami, localizadas na Fortaleza de Santa Catarina, no edifício da Capitania do Porto de Portimão e no miradouro da Praia dos Três Castelos, assim como a sirene dos Bombeiros de Portimão.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove nesta data o exercício “A Terra Treme”, ação que mais uma vez decorre no Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, com a duração de um minuto, a qual surge como forma de sensibilizar para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico.
A iniciativa, que tem lugar a nível nacional às 11h05, apela ao envolvimento de todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, convidados a executar três gestos de autoproteção: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se se possível sob uma mesa resistente; aguardar nessa posição pelo menos um minuto.
Esta campanha de sensibilização e preparação tem como objetivo contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem simples comportamentos de segurança, que podem, no entanto, salvar vidas, procurando promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.
“A Terra Treme” é um exercício inspirado no modelo norte-americano ShakeOut, que vai ser realizado pela nona vez em Portugal, associando-se o Município de Portimão à iniciativa desde a primeira hora.
Apesar de o exercício ter expressão nacional, a nível local o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão promoverá na Escola Secundária Poeta António Aleixo uma ação de exercício com a turma do 12.º ano do Curso Técnico Profissional de Proteção Civil.
A propósito deste exercício, que se enquadra nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, e no âmbito do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão foi, de igual modo, convidado a marcar presença e a partilhar a sua experiência no webinar organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, intitulado “Gestão do Risco de Tsunamis: Alerta, Aviso e Evacuação”, que decorrerá também no dia 5 de novembro, às 15h30. O acesso é livre, sem necessidade de inscrição prévia (apenas limitado à capacidade da sala virtual) através da ligação disponibilizada no website da Autoridade Nacional, em http://www.prociv.pt/pt-pt/paginas/noticias.aspx.
O exercício “A Terra Treme”, pensado na eventualidade de um tremor de terra acontecer a qualquer instante e em qualquer lugar, conta com a colaboração e parceria de diversas empresas e entidades, entre as quais o Município de Portimão, podendo os interessados encontrar toda a informação no endereço www.aterratreme.pt, ou registar-se em www.aterratreme.pt/como-participar/, contando oficialmente para o número total de participantes.