Quarteira volta a receber, nos dias 6 e 7 de novembro, mais uma edição do Triatlo Internacional de Quarteira «Prof. Carlos Gravata». Após um ano marcado pela pandemia e pelo cancelamento da maioria dos eventos desportivos, o regresso faz-se com uma novidade: a integração do Campeonato do Mundo de Juniores no evento.
Desde o ano de 2009 que o Triatlo Internacional de Quarteira se insere na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal, mas na edição de 2021 irá receber ainda o Campeonato do Mundo de Juniores de Triatlo, prova que estava inicialmente previsto acontecer nas Bermudas.
Decorreu hoje, em frente ao Hotel D. José, a conferência de imprensa da prova, que contou com a presença do autarca de Quarteira, Telmo Pinto; o vereador responsável pelo pelouro do Desporto de Loulé, Carlos Carmo; presidente da Federação de Triatlo Portugal, Vasco Rodrigues; o gerente do Hotel D. José Beach, João Soares e os atletas Miguel Tiago Silva (Portugal), Alexandre Montez (Portugal), Matilde Santos (Portugal), Henry Graf (Alemanha), Jule Behrens (Alemanha) e Lote Miller (Suécia), que partilharam os seus objetivos e metas para as provas.
O presidente da Junta de Freguesia lembrou as boas condições que a cidade de Quarteira oferece para a realização das provas e a importância destas e outras iniciativas no inverno. «Como sabem, temos o clima perfeito e nesta altura precisamos destas atividades para a economia, uma vez que, desta forma, trazemos muitas pessoas para a cidade nesta altura mais baixa do ano». Telmo Pinto destacou ainda o «crescimento da dimensão desta prova» e lembrou que a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira estão unidas para «aumentar a oferta que o triatlo pode trazer para a freguesia». O objetivo é também criar condições para a criação de estágios para os atletas.
O vereador responsável pelo pelouro do Desporto de Loulé, lembrou que «ao longo das edições, ambicionámos sempre posicionar este triatlo num patamar superior e a forma como isso aconteceu, foi a ideal». Carlos Carmo referiu que, para o Município de Loulé, «este é um dos eventos estratégicos para promover o nosso território como um local de referência para a prática desportiva».

O presidente da Federação de Triatlo Portugal considerou que a realização desta iniciativa em Quarteira tem um «significado especial, uma vez que foi nesta cidade que começamos». Para Vasco Rodrigues, a integração do Campeonato do Mundo de Juniores no evento é uma «novidade que há muito esperávamos», que aconteceu de forma «natural, uma vez que todos acreditaram no trabalho que temos vindo a fazer». Para além disso, o responsável pela presidência da federação, reforçou que este é o «primeiro campeonato do mundo que alguma vez organizamos em Portugal e tem os melhores atletas juniores dos vários continentes». Quanto à Taça da Europa, Vasco Rodrigues lembrou que «não fizemos este ano o primeiro evento da época, mas fazemos o último e isso é também bastante importante a nível internacional». No ranking europeu, a última prova oferece pontuação a dobrar, lembrou ainda o membro da federação.
Por seu turno, João Soares enalteceu o papel deste e outros eventos desportivos para a «economia local e a hotelaria», acrescentando que «elevam e posicionam o Algarve». O gerente do Hotel D. José Beach realçou ainda «as condições excelentes que temos para oferecer».
A prova internacional terá cerca de 250 atletas, a que se juntam os 220 que vão participar na Taça de Portugal.
Recorde-se que este triatlo, cuja primeira edição aconteceu em 2002, presta homenagem ao principal promotor da prova, o Professor Carlos Gravata, o grande mentor, organizador e impulsionador da competição, e é hoje um dos eventos-âncora da região algarvia. Dado o prestígio dos atletas que aqui vêm, atrai um numeroso público nacional e internacional, sobretudo os adeptos desta modalidade que aproveitam as condições turísticas da cidade para acompanhar as melhores equipas e atletas e viver momentos de grande emoção.
Considerado pelos especialistas como uma das melhores organizações mundiais da modalidade, em 2019 o Triatlo de Quarteira esteve indicado para o Prémio “Prova do Ano”, pela European Triathlon Union e, nesse mesmo ano, a Câmara Municipal de Loulé foi distinguida pela Federação de Triatlo de Portugal como “Organizador do Ano”, com este evento, durante a Gala Fé no Triatlo.
Por: Filipe Vilhena