Artigo de Opinião assinado por Dra. Maria Manuel Magalhães, farmacêutica.
À medida que os dias se tornam mais pequenos, a temperatura baixa e a humidade aumenta já sabemos o que nos espera: constipações, gripes, tosse e outras afeções respiratórias causadas por vírus que se espalham durante as estações mais frias.
No Outono e Inverno temos tendência a sair menos de casa, a fechar mais as janelas e a aproveitar o aconchego do nosso lar. Este estado mais confinado leva a que estejamos mais sujeitos a ser contaminados, dado que não abrimos as janelas nos transportes públicos, no local de trabalho ou mesmo em nossa casa, não havendo a necessária renovação do ar.
Também o sistema imunitário se ressente da mudança das horas de sol e da diminuição da temperatura. Deste modo, estas duas estações são, por excelência, aquelas em que as patologias do sistema respiratório se manifestam em maior escala.
Por isso e com a entrada do Outono esperamos as constipações, dores de garganta, sinusite, tosse e, um pouco mais tarde, é altura da gripe aparecer.
A homeopatia fornece soluções rápidas, seguras e eficazes para toda a família:
Prevenção
As patologias do aparelho respiratório podem ser prevenidas com a toma de medicamentos homeopáticos no intuito de fortalecer o sistema imunitário. Dos medicamentos mais utilizados salientamos:
Annas barbarie 200K – 1 dose semanal para prevenção de gripes e constipações. Deve ser iniciado no início do Outono e manter até o final do Inverno.
Influenzinum 15CH – 10 grânulos 1 vez por semana. Eficaz na prevenção da gripe.
Constipações
Para aqueles que sofrem de alergias e espirram muito, principalmente num ambiente fechado e que apresentam um corrimento nasal claro e abundante o medicamento a eleger é o Allium cepa. Se os olhos forem o seu maior problema Euphrasia officinalis será a solução. Se tiver o nariz muito congestionado e com muitos espirros ao acordar pode tomar Nux vomica.
Se o corrimento for mais espesso e com uma cor amarelada poderá utilizar Kalium bichromicum que também é recomendado para a sinusite. Se este corrimento for sentido na parte posterior da garganta o que deverá utilizar será Hydrastis canadensis.
O número de tomas depende da gravidade dos sintomas podendo ser de hora a hora ou apenas 2 vezes por dia.
Gripe
Num estado gripal declarado a toma de Annas barbarie 200K duas a três vezes por dia é a melhor recomendação para esta patologia. Se sentir muitas dores no corpo deverá também tomar Eupatorium perfoliatum. Se sentir muitos arrepios Gelsemium poderá ajudar.
Se tiver febre alta e tiver muita sede Aconitum poderá ser de grande ajuda. Se a febre for alta, tiver frio e começar a transpirar Belladona será o mais adequado.
Não se esqueça que deverá evitar aglomerações de pessoas principalmente em locais fechados. Deverá lavar as mãos com frequência e desinfetar as superfícies se estiver com pessoas doentes.
Para manter um bom sistema imunitário é muito importante manter a atividade física e caminhar ou andar de bicicleta são duas boas opções. A ingestão de água é fundamental mesmo quando a sede não existe!
Já sabe, se se sentir doente procure ajuda e conselhos, pois a Homeopatia poderá ajudar a que se sinta melhor muito rapidamente!
Curiosidades:
- Sabia que a família real britânica utiliza Homeopatia desde 1830.
- O Royal London Homeopathic Hospital foi aberto em 1849 e ainda hoje está em funcionamento, sob o nome de Royal London Hospital for Integrated Medicine