Deloitte implementa dois centros de excelência mundiais e cria entre 1.500 a 2.000 postos de trabalho

13:20 - 22/11/2021 NACIONAL
A Deloitte anunciou a criação de dois novos centros tecnológicos e de transformação digital em Portugal, os quais preveem a criação de 1.500 a 2.000 postos de trabalho nos próximos quatro anos.
Através desta aposta em Portugal, a Deloitte amplia a sua rede nacional de escritórios a novos distritos. Para além de Lisboa, Porto e Viseu, as equipas destes dois novos Centros de Excelência irão distribuir-se pelas cidades de Braga, Coimbra, Faro, Leiria e Setúbal.
 
Os dois novos centros globais da Deloitte – o Global Technology Solutions Centre of Excellence e o Global Telecom Networks Centre of Excellence – representam uma aposta da multinacional em Portugal, escolhido entre um grupo vasto de diferentes geografias. Uma opção que reforça a importância da prática portuguesa da consultora na sua rede internacional.
 
São dois centros com atuação a nível mundial em diferentes áreas tecnológicas, em que os postos de trabalho criados se destinam ao desempenho de tarefas altamente qualificadas e diferenciadas, na medida em que os serviços a prestar a partir destes dois centros globais serão de alto valor acrescentado e com forte componente de inovação.
 
António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte em Portugal refere: “A captação destas operações para o nosso país representa uma oportunidade de desenvolvimento da oferta de serviços altamente diferenciados da Deloitte a partir de Portugal, contribuindo naturalmente também para o crescimento económico do nosso país. Estes Centros de Excelência estarão, maioritariamente, vocacionados para prestação de serviços a nível mundial, com particular foco nos mercados europeus e norte americanos. Um outro aspeto relevante a salientar é o facto de estes centros funcionarem de maneira integrada com outros centros da rede global da Deloitte, o que proporcionará acesso permanente a conhecimento de ponta e à tecnologia mais avançada”.
 
Com a criação do Global Technology Solutions Centre of Excellence e do Global Telecom Networks Centre of Excellence, a Deloitte Portugal reforçar o seu papel como um dos principais empregadores na área de serviços profissionais do país, prevendo ultrapassar os 6.000 profissionais num horizonte temporal de quatro anos, distribuídos por diversos escritórios de norte a sul do país.
 
O perfil das pessoas a contratar é altamente qualificado, sendo objetivo recrutar profissionais com competências diferenciadas maioritariamente nas áreas de tecnologias de informação e de telecomunicações, existindo naturalmente necessidade de recrutar profissionais de outras áreas de conhecimento que possam ajustar-se às necessidades específicas dos dois Centros de Excelência. O reforço de equipas, para além de contar com profissionais de diversas áreas técnicas, incluirá também diversos níveis de experiência profissional, incluindo profissionais oriundos de programas de upskilling e reskilling.
 
O Global Technology Solutions Centre of Excellence irá combinar a excelência dos profissionais portugueses com o know-how de outras geografias da Deloitte, entregando serviços de consultoria em inovação e implementação tecnológica e de transformação digital de operações complexas para todo o mundo. As alianças estratégicas de parceiros nas áreas tecnológicas serão determinantes. O Centro terá essencialmente três grandes áreas de atuação: i) desenho e conceptualização de soluções tecnológicas e de transformação digital; ii) apoio na entrega e implementação de projetos complexos de implementação tecnológica e transformação digital; iii) apoio na operação e gestão de plataformas tecnológicas de clientes a nível global. Este Centro de Excelência da Deloitte será, assim, um centro integrador de competências, que une a tecnologia às pessoas, respondendo aos principais desafios do mercado.
 
O Global Telecom Networks Centre of Excellence irá centrar-se no desenho, implementação e operação de redes empresariais que respondam aos cada vez mais exigentes requisitos de negócio das empresas, fazendo para tal uso das tecnologias mais recentes como o 5G, WiFi 6, SD-WAN, entre outras. Este Centro de Excelência terá inclusivamente o primeiro laboratório a nível mundial da Deloitte destinado à prototipagem de soluções sectoriais baseadas em 5G. Para além disso, terá associado também um centro de cibersegurança que prestará serviços de implementação e operação de plataformas de segurança cibernética para ajudar as organizações (inclusive as que operam à escala global) a mitigar e a combater riscos associados às suas operações. Este centro funcionará de maneira integrada com os outros centros de cibersegurança da Deloitte a nível mundial.
 
Este será um dos hubs tecnológicos da Deloitte mais relevantes a nível internacional e reforça a posição de Portugal na rede global da consultora. Para além da capacidade demonstrada ao longo dos anos pelos profissionais da Deloitte Portugal, como fatores críticos para conseguir a atribuição a Portugal destes Centros, estiveram as características nacionais relacionadas com a qualidade de talento dos nossos profissionais e das universidades nas áreas tecnológicas, bem como o nível de infraestruturas de comunicações e a própria localização geográfica do país.