A Médica RESPONDE!

09:00 - 05/12/2021 OPINIÃO
Por: Dr.ª Noelia Bota Alvarez | Médica Geral e Familiar | Pela Universidad del Zulia na Venezuela

Não posso comer nada que contenha lactose, uma vez que sou intolerante, e me incha o estômago e as dores abdominais são muito fortes, chegando muitas vezes ao vómito e à diarreia.  Gostava de saber se existe algum tratamento para curar esta intolerância ou se vou a sofrer desta patologia para o resto da Vida?

  Maria S.

A intolerância aos produtos lácteos é sem dúvida, das mais frequentes, dai a mais difícil alteração que se impõe é substituir o leite de vaca, mas temos que ter em conta que a intolerância à lactose não é a mesma coisa que alergia ao leite. A intolerância à lactose ocorre devido a uma falha enzimática e nada tem a ver com os processos alérgicos de quem tem, por exemplo, alergia a alguns alimentos. Ser intolerante à lactose é uma intolerância alimentar que, na atualidade, afeta uma parte significativa da população mundial. Estima-se que em Portugal, cerca de um terço da população sofre de intolerância à lactose. A condição pode ser encontrada em crianças, mas, geralmente, aparece na idade adulta, portanto, quanto mais se envelhece, maior é a possibilidade de não conseguir processar os lacticínios. 

A origem da causa pode ser primária e é a mais comum. Consiste na diminuição da produção da lactase, enzima que faz a quebra da lactose em glucose e galactose, permitindo assim que o processo digestivo siga de forma correta. A forma secundária ou reversível quando a produção da enzima lactase é prejudicada por danos na mucosa intestinal, que podem ser decorrentes de outras doenças, já seja infeciosa, por doença celíaca ou qualquer doença que prejudique o tecido.

A sensação de barriga inchada é comum à grande parte das pessoas, e é um dos principais sintomas associados a uma intolerância alimentar. Quando o sistema digestivo não consegue digerir completamente a comida, também pode ser provocado por uma proliferação bacteriana, já que as bactérias degradam a lactose no intestino delgado e os restos alimentares acabam por fermentar no intestino, provocando acumulação de gases, o que, por sua vez, origina o inchaço abdominal, cólicas, flatulências, diarreia e vomito. Contudo, é importante realçar que tudo isto vai depender da quantidade de lactose ingerida.

Existem duas formas principais de tratar:

·        Reduzir a quantidade de lactose ingerida, limitando a ingestão de leite e de lacticínios ou ingerindo produtos com baixo teor de lactose, tal como o iogurte e queijos. Nos supermercados já existem várias alternativas, cada vez mais acessíveis, sobretudo no preço. Em termos de bebidas, podemos apostar em bebidas de soja, arroz, aveia ou amêndoa.

·        Terapia farmacológica de substituição ou reposição enzimática com lactase exógena disponível em forma líquida, em cápsulas e comprimidos. Alguns exemplos são o Perlatte, Lactosil, Latolise, Lacday, Precoll, tendo em conta sempre que os remédios com lactose em sua composição não devem ser consumidos por diabéticos.