A Dieta na Acne

16:34 - 02/01/2022 OPINIÃO
Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

O nosso corpo produz uma oleosidade com o objetivo de proteger a pele. Quando existe um aumento nessa produção e que leva à obstrução dos poros, ocasiona espinhas, nódulos, cistos e cicatrizes e estamos perante uma condição de saúde – Acne.

Muito frequente na fase da adolescência, onde as hormonas são responsáveis pela alteração de caraterísticas da pele. No entanto, também pode surgir na idade adulta predominantemente no sexo feminino, associado a situações de stress, período menstrual, gravidez, consumo de medicamentos, contacto com produtos oleosos, exposição solar, etc.

A acne não é contagiosa, nem está relacionada com falta de higiene.

As lesões provocadas por esta condição de saúde podem surgir na face, costas, ombros e peito.

O tratamento varia de acordo com o tipo, caraterísticas, causas e grau de inflamação, dessa forma o dermatologista é a pessoa indicada para aconselhar e prescrever fármacos adequados.

Contudo, para ajudar a controlar a oleosidade da pele devemos ter especial atenção ao consumo de alguns alimentos:

Aumentar consumo:

  • Alimentos ricos em Vitamina A – a principal vitamina associada ao crescimento de tecidos (ex. pele) – através de alimentos de cor laranja e amarelo (ex. laranja, cenoura, manga, pimento)
  • Alimentos ricos em Vitamina C e E – poderosos antioxidantes e que aceleram a cicatrização – através de citrinos, kiwi, sementes
  • Fibra – têm menor índice glicémico, reduzem a inflamação – alimentos integrais
  • Alimentos ricos em ómega 3 – facilita a cicatrização e previne o aparecimento de novas lesões – através de sardinha, atum, cavala…

 

Reduzir consumo:

  • Açúcar, doces, cereais refinados, alimentos processados e ricos em gordura, óleos refinados e lacticínios, uma vez que podem agravar a sintomatologia.

Em suma, procure ter uma alimentação Mediterrânica o mais possível, isto é, rica em alimentos de origem vegetal de diferentes cores, gorduras saudáveis e cereais integrais e evite os alimentos refinados e processados.