O projeto «Castro Marim (COM) Vida» aposta nesta quadra natalícia em ações de proximidade individualizadas. O objetivo é comemorar a época natalícia, com crianças e idosos, dinamizando atividades criativas ajustadas à situação pandémica atual.
Nos festejos do Natal de 2021 o projeto CLDS «Castro Marim (COM) Vida» decidiu reajustar-se e apostar em ações de proximidade. Trata-se de uma estratégia de salvaguarda da saúde e bem-estar das populações mais isoladas evitando as aglomerações e com ações quase personalizadas.
Para os graúdos, e para adoçar a quadra, de 13 a17 de dezembro a Equipa Técnica vai percorrer as freguesias do concelho de Castro Marim, com distribuição de doçaria artesanal confecionada por pastelaria local. E, como presente no sapatinho, vão ser entregues aos participantes da ação «Fotorreportagem» [integrada na Semana do idoso que decorreu no mês de outubro], os retratos capturados nessa última visita. A salientar que para esta ação projeto contou com o apoio da «Casa Caravela», que gentilmente ofereceu as molduras.
Para os miúdos, a equipa técnica lança-lhes desafios criativos com a iniciativa: «Constrói a tua árvore de Natal». Consiste num kit preparado individualmente, com todos os materiais e instruções necessárias, para construir uma árvore de Natal com figuras em feltro. A ação é direcionada às crianças, até aos 10 anos, residentes no concelho. Trata-se de uma atividade que pretende ocupar os tempos livres das crianças e fomentar momentos de partilha em família. Esta ação, está limitada ao stock existente e requer inscrição em: https://forms.gle/VXR4HaXyhsN6u9bz7 e recolha do material, até dia 23 de dezembro, nas instalações da Associação Odiana.
Estas ações de proximidade surgem considerando as medidas extraordinárias aprovadas pelo Governo para evitar a propagação do vírus e de acordo com as recomendações emitidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
O projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», é promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.