Pretendemos apoiar stakeholders dos sistemas de Educação e Formação Profissional na superação dos desafios impostos pela pandemia, desenvolvendo novas ferramentas para professores e formadores criando experiências inovadoras de formação online baseadas na gamificação, capazes de aumentar a motivação e envolvimento dos seus alunos na aprendizagem: este é o objetivo do projeto Sparks, uma parceria estratégica para a Prontidão da Educação Digital, lançado em seis países europeus.
No âmbito do projeto, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, seis organizações, empresas e ONGs de Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Roménia e Polónia, irão desenvolver um novo quadro conceptual e uma plataforma de e-learning para criar e fornecer programas de aprendizagem online baseados em componentes de jogos, dinâmica e mecânica.
Após a reunião de lançamento do projeto, realizada em Caserta, Itália, nos primeiros dias de Julho, o consórcio do projeto iniciou a pesquisa transnacional "Aprendizagem baseada em Jogos: Boas Práticas e Requisitos para Ambientes Digitais", através da identificação, recolha e análise das melhores práticas nacionais no campo da aprendizagem baseada em jogos.
A pesquisa continuará com a realização de um inquérito a 250 formadores/formadores e a implementação de grupos focais com professores, formadores e alunos nos seis países envolvidos.
Para mais informação sobre o progresso do projeto, atividades e resultados, aceda a www.projectsparks.eu ou entre em contacto connosco através do email: international.partnerships@ecos.pt