A primeira Beta Talk do ano de 2015 dá-nos a conhecer uma vertente do empreendedorismo através da Cultura e da Criatividade, como é possível empreender e ter um projecto de vida ligado ao sector das indústrias criativa e da arte. Uma visão diferenciadora do empreendedorismo tal como o conhecemos associado a uma área de negócio pura e dura.
Será que a Cultura do Empreender faz sentido quando se fala em Cultura? Ter êxito e sucesso no setor do empreendedorismo cultural e artístico será uma ficção? Será mesmo possível “viver da Cultura”? São respostas que pretenderemos debater com o exemplo e a perspetiva dos nossos dois convidados de fevereiro.
A partir das 19h00 do dia 18 de fevereiro, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será mais uma vez o ponto de encontro para uma conversa inspiradora, desta vez com Nuno Pereira, representante da Associação Cultural LAC – Laboratório Atividades Criativas (www.lac.org/), e com Nuno Lopes, criador das Nuno Lopes Joyas (facebook.com/NunoLopesJoyas), dois Nuno’s que vê o Algarve como um paraíso para artistas e criadores do mundo inteiro.
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, formada em 1995, por um grupo de indivíduos com actividade em diversos sectores da cultura (Escultura, Pintura, Cerâmica, Música, Arquitectura, Cinema, Museologia, Defesa do Património), com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região com especial incidência na zona do Sudoeste Algarvio, mas também o de refuncionalização de um espaço entretanto já desactivado – a antiga cadeia de Lagos.
Desde 2001 que o LAC tornou-se numa estrutura de acolhimento artístico – única no barlavento algarvio, permitindo albergar anualmente projectos individuais e colectivos num total aproximado de 20 artistas, em áreas tão diversas como a música, pintura, escultura, e/ ou outros projectos de cariz alternativo e não comercial.
Em 2008, é implementado o PRALAC – Programa de Residências Artísticas do LAC, com projectos anuais, de curta duração ou pontuais, dando resposta a propostas exteriores e permitindo que artistas de diferentes nacionalidades tenham a oportunidade de explorar o seu trabalho criativo na cidade de Lagos em site specific .
Paralelamente, dinamiza exposições, performances, concertos no seu espaço, na promoção dos artistas residentes, mas também em parcerias com diferentes entidades de âmbito Regional e Nacional, nomeadamente Chili com Carne, Granular, THISCO, Casa Branca, Teatro Experimental de Lagos, Cine-Clube de Faro, Instituto Politécnico de Portalegre, entre outras.
Ao nível da formação desenvolve Cursos Anuais, com actividades de Dança, Expressão Plástica, Escrita Criativa e promove oficinas e workshops técnicos das diversas áreas artísticas, tendo protocolado actividades com as turmas de Artes das Escolas Secundárias Gil Eanes e Júlio Dantas de Lagos.
Em 2011 lança a 1ª edição do ARTUR – Artistas Unidos em Residência, um projecto de arte urbana com curadoria de Sofia Fortunato. O LAC é uma entidade financiada pela Presidência do Conselho de Ministros e Direcção Geral das Artes.
Nuno Lopes, natural de Portimão, formado em engenharia agro-pecuária e com vários estágios em aquacultura, passando por um emprego na direcção geral de veterinária troca o que é certo pelo gosto de criar e construir jóias únicas! Uma viagem à Amazónia aos 19 anos de idade e uma família sempre ligada as artes despertou-lhe a sua veia artística e falou mais alto do que uma carreira estável.
Teve a sua iniciação aos 24 anos, na Escola de joalharia Contacto Direto (em Lisboa), onde adquiriu competências artísticas e técnicas na criação e execução de jóias, com recurso a metais nobres e materiais alternativos. Aos 34 anos muda-se para Espanha, onde frequenta vários cursos no Centro de Formação Profissional de Joalharia e Orfebreria (em Sevilha) e integra, ainda, o curso básico de gemologia do Instituto Gemológico Espanhol (em Madrid). De volta ao Algarve, monta a sua oficina, onde cria peças de joalharia de autor, e começa a divulgar o seu trabalho em feiras, exposições colectivas e individuais. Para o Nuno cada peça é como a pessoa que a usa, “única”, por isso renova e enriquece o seu trabalho, aprendendo várias técnicas, utilizando diferentes materiais e experimentando estilos diferentes, formas e significados distintos. Desde a criação, passando pelo desenho, até à construção de uma jóia, parte sempre em busca de diferentes opções criativas. Com o objetivo de vencer cada dia, crio peças únicas, exclusivas, que têm a sua própria vida, sentimento e harmonia.
Inscrição prévia e gratuita
A Beta Talk do ano, alterou a sua data, dando assim oportunidade aos foliões de festejar o Carnaval em pleno, e regressar na quarta-feira 18 de fevereiro, pelas 19h00, no Café concerto do TEMPO.
Como é habitual, a participação na Beta Talk de fevereiro é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-beta-talk-fevereiro-2015-15741842274, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.
Por: CM Portimão