Marisa Matias juntou-se a José Gusmão para falar do que o Bloco considera ser uma catástrofe iminente nos recursos aquíferos da região e para defender uma agricultura mais sustentável, bem como o investimento em infra-estruturas que permitam um melhor aproveitamento da água potável e não potável.
O candidato do Bloco e a eurodeputada visitaram as Fontes de Estômbar, e mostraram-se preocupados com a situação do aquífero de Querença-Silves, de que a falta de água nas fontes é um dos sintomas visíveis. A recarga insuficiente do aquífero, os riscos de contaminação e intrusão salina obrigam a medidas corajosas na regulação da atividade agrícola, nomeadamente a limitação da agricultura superintensiva e numa contenção do desperdício da água. O Bloco de Esquerda rejeitou liminarmente o aumento do preço para consumo humano por ser injusto e ineficaz.
Marisa Matias lembrou que o Bloco de Esquerda é a única força política que elege para o Algarve, para além de PS e PSD e sublinhou que José Gusmão é um economista que defende uma economia que serve a natureza em vez de se servir dela.