Joaquim Vairinhos homenageado no dia da Cidade de Loulé (c/vídeo)

13:07 - 01/02/2022 LOULÉ
Quero que me recordem como um «algarvio marafado».

Loulé celebrou os 34 anos de elevação ao estatuto de cidade, hoje, dia 1 de fevereiro, com uma homenagem a Joaquim Vairinhos, um dos louletanos que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e projeção deste território.

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e Joaquim Vairinhos descerraram, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, uma placa com o nome do antigo autarca, que passará a ser o patrono deste equipamento desportivo de referência da cidade.

Durante a cerimónia, marcada por momentos emotivos, Vítor Aleixo lembrou o percurso de Joaquim Vairinhos enquanto docente de educação física e também na política. “Foi um grande autarca de Loulé, que marcou a cidade em vários setores, como a educação, desporto, cultura e na política”.

“Esteve presente em momentos cruciais, quando os dossiers de gestão pública e política tomaram outro rumo”, frisou o Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

O autarca de Loulé enalteceu ainda o lado mais sensível de Joaquim Vairinhos em relação aos docentes da cidade. “Ele como professor soube interpretar as necessidades, dificuldades e sonhos da profissão. A partir do exercício de autarca de Joaquim Vairinhos, os professores entraram como atores fundamentais da vida comunitária em Loulé”, acrescentou.

Foi ainda recordada a importância de Joaquim Vairinhos para a evolução do desporto em Loulé e na “construção do Pavilhão Municipal de Loulé, muitos campos de futebol e espaços desportivos”.

“Joaquim Vairinhos lutou como ninguém pela comunidade piscatória de Quarteira” e foi um impulsionador na criação do Porto de Pesca de Quarteira, enalteceu ainda Vítor Aleixo.

“Esta homenagem é dedicada a todas as realizações de Joaquim Vairinhos, enquanto autarca, professor, atleta, dirigente desportivo e poeta. Todos nós temos noção da sua importância no desenvolvimento do nosso concelho e na sua afirmação a nível regional e nacional”, terminou Vítor Aleixo.

Joaquim Vairinhos subiu também ao palco para recordar e agradecer a muitas das pessoas que fizeram parte do seu percurso profissional e também de vida. Lembrou a luta pela afirmação do PDM – Plano Diretor Municipal e a sua aprovação “com maioria absoluta” e destacou o desenvolvimento a nível rural da cidade de Loulé.

O antigo autarca aproveitou a ocasião para lembrar que na política “deve-se discutir, ter adversários e inimigos”, mas ouvir as opiniões de todos à volta e tentar construir uma cidade mais forte e digna para os seus habitantes.

“Esta homenagem é muito bonita e acho que todos os autarcas deveriam ter a mesma ideia e homenagear as pessoas que se distinguem em vida. Não em morte. Temos de acabar com isso e promover o trabalho dos que estão na autarquia e fazem um percurso ilustre”, acrescentou.

Joaquim Vairinhos fez um pedido a todos: “Na minha despedida, quero que me recordem como um «algarvio marafado»".  

 

Por: Filipe Vilhena