GALA DO DESPORTO DISTINGUE OS MELHORES DE 2014

16:15 - 18/02/2015 DESPORTO
A Gala do Desporto voltou este ano a homenagear os que mais se destacaram no panorama desportivo na temporada 2013/14. Mais de duas centenas de diplomas foram entregues a atletas, dirigentes, treinadores, clubes e associações. O evento contou com a presença do ex-futebolista Nuno Gomes e do treinador Manuel José e manteve a componente solidária aliada ao desporto, com uma campanha de donativos a reverter a favor da Associação Humanitária Solidariedade Albufeira.

Cerca de 800 pessoas assistiram à Gala do Desporto 2015, uma iniciativa da Câmara Municipal de Albufeira que tem por objetivo enaltecer o mérito dos atletas, treinadores e instituições desportivas do concelho, em cada época.

O evento, que se realizou no Pavilhão Desportivo da cidade, na passada sexta-feira, distinguiu 214 atletas. Uma noite de Gala dedicada às estrelas do Desporto, que se destacaram em 17 modalidades (Basquetebol, Futsal, Pesca Desportiva, Atletismo, Xadrez, Danças, Danças de Salão, Ténis de Mesa, Artes Marciais, Karaté, Judo, Muay Thai, Squash, Natação, Voleibol, Capoeira, Ginástica Acrobática).

O presidente da Câmara elogiou os homenageados e aproveitou o momento para salientar que “Albufeira é um concelho que aposta no Desporto, seja ele federado, escolar, adaptado ou informal”. Carlos Silva e Sousa referiu que a Câmara Municipal duplicou o apoio concedido aos clubes e associações desportivas, com o objetivo de elevar as condições para a formação das camadas juvenis e incentivar a população à prática desportiva. “É por todos estes atletas, dirigentes, treinadores e famílias que investimos em matéria de Desporto. Queremos que continuem a honrar Albufeira com os excelentes desempenhos nas diferentes modalidades”, concluiu.

O presidente da Assembleia Municipal também enalteceu o trabalho realizado pelos treinadores e dirigentes que “através do desporto transformam os jovens do concelho em homens e mulheres com princípios e valores”. Durante o seu discurso, Paulo Freitas afirmou que “Albufeira é um cartão-de-visita de Portugal, mas, acima de tudo, é a casa destes jovens desportistas, que elevam a cidade com os êxitos alcançados”.

O primeiro homenageado da noite foi Nuno Gomes. O ex-futebolista e atual assessor do S.L. Benfica para a área internacional confessou sentir-se orgulhoso e honrado com a distinção e deixou umas palavras de encorajamento aos jovens: “Por vezes não basta querermos, é essencial sermos apoiados e acreditarmos sempre que é possível chegar mais além. Em Albufeira existe um forte apoio institucional, o que é de louvar”.

O treinador de futebol Manuel José foi o segundo homenageado da Gala do Desporto. “É com enorme satisfação que recebo esta homenagem. Sinto-me muito honrado e agradeço ao Município, responsável pela realização deste evento que premeia a competição saudável”. O atual comentador recordou que a última vez que esteve em Albufeira foi em representação da Seleção de Angola e foram “muito bem recebidos”.

Após a homenagem a estas duas figuras de relevo do Desporto nacional e internacional, subiram ao palco seis personalidades que, ao longo dos seus percursos profissionais, têm contribuído para a afirmação do Desporto na região. Foram eles: Daniel Coelho, pioneiro dos desportos de combate, nomeadamente o karaté; Vítor Santos, impulsionador da equipa de futsal feminino do Padernense Clube, que venceu todos os títulos possíveis a nível regional; Marina Zueva, atleta de renome nos desportos de combate a nível nacional e internacional; Felisberto Reigado, atleta e dirigente com muitos anos ligado à promoção do atletismo; Rosa Coutinho, grande referência do Futsal, eleito “Treinador do Ano” pela AFA; e Bruno Costa, jogador do Ferreiras F.C., que jogou ao lado de Nuno Gomes no Benfica e representou a Seleção Nacional de sub20.

Este ano, a autarquia decidiu homenagear ainda duas instituições que muito têm feito pelo Desporto em Albufeira. O Agrupamento de Escolas de Albufeira e a Federação Portuguesa de Basquetebol foram distinguidos publicamente pelo contributo prestado ao desenvolvimento desportivo do concelho. O agrupamento, representado pela diretora Maria Clara Pinto, tem apoiado e integrado diversos os projetos vocacionados para a Juventude, nomeadamente ao nível do Desporto Escolar, a Festa do Basquetebol Juvenil, entre muitos outros. A cedência das infraestruturas, dos equipamentos desportivos (pavilhões), das cantinas e o envolvimento de toda a comunidade escolar têm sido uma mais-valia para o Município. Já a Federação, que se fez representar pelo presidente Manuel Fernandes, tem demonstrado uma constante disponibilidade para apoiar os clubes de basquetebol locais e trazer ao concelho importantes provas da modalidade, entre elas 4 Supertaças e a Festa do Basquetebol Juvenil, que reúnem os melhores atletas.

A intercalar a entrega de prémios nas várias categorias e modalidades houve a atuação da FUETE – Academia de Dança de Albufeira.

A Gala do Desporto 2015 manteve o momento dedicado aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade), com o intuito de reconhecer atletas, clubes e associações locais que, apesar de não terem atingido os lugares do pódio, destacaram-se pelo seu desempenho desportivo. No total foram entregues 22 Prémios de Mérito e distinguidas 78 Participações de Relevo.

Refira-se que o evento teve uma vertente solidária, apoiando a campanha “Um Euro, Uma Causa”, que reverteu a favor da AHSA- Associação Humanitária Solidariedade Albufeira. Para o presidente da Câmara “esta ação vem valorizar ainda mais o evento, permitindo que atletas, familiares e restante público contribuam para uma causa nobre que apoia a AHSA, uma instituição que merece todo o nosso respeito”.

 

Veja mais fotografias aqui. 

 

Por CM Albufeira