Vila Real de Santo António acolhe, esta quarta-feira, dia 2 de março, entre as 18h00 e as 20h00, uma vigília de solidariedade para com o povo Ucraniano.
A iniciativa terá lugar na Praça Marquês de Pombal e visa apelar à paz na Ucrânia, num momento em que se assiste à escalada da ofensiva russa em território ucraniano.
Neste sentido, pretende-se agir e mostrar a solidariedade para com o povo ucraniano que, neste momento, vê ameaçadas as suas vidas, as suas famílias e os seus bens.
A vigília está aberta à participação de todos os que se quiserem juntar, de forma espontânea, e contará com a presença de elementos da comunidade ucraniana residentes no concelho de Vila Real de Santo António.
A ação visa ainda reivindicar para que sejam respeitadas as vidas e os direitos humanos, apelando ao fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Nesta data, e de forma simbólica, o edifício dos Paços do Concelho estará também iluminado com as cores da Bandeira Nacional da Ucrânia.
Prevê-se que a iniciativa solidária seja pontuada por várias intervenções, nomeadamente do presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo.
Em simultâneo, o município de VRSA irá organizar várias iniciativas para recolha de bens alimentares e não alimentares que serão diretamente entregues a diversas associações humanitárias (consultar listagem completa em www.cm-vrsa.pt).